dez
08

“Quem sou eu, poeta?”
Tom
==================================================

======================================================
CRÕNICA/SAUDADES

Quem sou eu, poeta?

Gilson Nogueira

Quem sou eu para falar de você, poeta? Eu não sou Deus. Só Ele pode falar de você. Mais ninguém. O máximo que posso fazer é escutá-lo, assim, com os ouvidos do coração. E tocá-lo, na sua falta, com o tato da alma. E caminhar em sonhos ao princípio de tudo, imaginando ver você se transformando em gente depois de ser aquela estrela que iluminou o nada. O nada que virou o mundo. O mundo que admirou e virou você.

Quem sou eu, poeta, para dizer o todo e de tudo que você é! Não, poeta, não, não quero escrever o que você foi, o que você fez pela música brasileira e o que você representou e representa para a Bossa Nova. Definitivamente, não, poeta! O mistério, acho, não se define.

Pretendo, apenas, continuar, em silêncio, como estou agora, reverenciando sua permanência enquanto “ Deus”, enquanto santo no meu altar das maiores saudades, fazendo o sinal da cruz, como faço, ao sair de casa, e sempre, nos flagrantes de fé , ao ouví-lo tocar piano – e cantar suas canções eternas.

Não vou, jamais, chorar você, poeta, que não foi feito para ir embora, para a despedida, para a tristeza, na certeza que você ficou, que você está vivo, como luz que não se apaga, como chama infinita, a clarear a vida, a iluminar instantes de eternidade, com sua música.

As lágrimas de sua ausência, 15 anos após sua partida, para ficar ao lado de Deus, são diferentes das lágrimas comuns. Elas colorem o ar, como pétalas de orvalho balançando na roseira que você plantou. E sua foto na moldura, poeta, na parede da minha saleta do computador, parece respirar. Você não se apaga, poeta. A fumaça que escapa do charuto que você sustenta lendo uma partitura desenha no espaço um adeus ao contrário. É um anúncio de chegada! Chegue mais, poeta, chegue mais, você é vida. A vida não morre.

Gilson Nogueira é jornalista, colaborador de primeira hora do Bahia em Pauta, programador sempre presente da Radio BP.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2009
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031