dez
08
Postado em 08-12-2009
Arquivado em (Artigos, Eventuais) por vitor em 08-12-2009 09:16

Um símbolo baiano
Elacerda

DEU NA TRIBUNA DA BAHIA
======================================================
Noemi Flores

Um dos mais importantes cartões-postais de Salvador completa, hoje, 136 anos auxiliando baianos e turistas no transporte entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa: o Elevador Lacerda, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 7 de dezembro de 2006. A imponência, a localização e a beleza do monumento fazem com que sua imagem seja selecionada para fotos, filmes, documentários e novelas, com enfoque no fundo a vista maravilhosa da Baia de Todos os Santos.

Não é a toa que a data de aniversário do Elevador Lacerda coincide com a festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia, a padroeira da Bahia, porque esta data foi escolhida para a inauguração após a finalização das obras do monumento, em 1873.

Quem construiu o elevador mais famoso do Brasil foi o engenheiro baiano Augusto Frederico de Lacerda, sócio do irmão, o comerciante Antônio Francisco de Lacerda, idealizador da Companhia de Transportes Urbanos. Lacerda deu início à construção em outubro de 1896, com material trazido da Inglaterra, sendo concluída em 1873. Nesta época existiam duas linhas de ônibus Calçada/Praça Cayru e Graça/Praça Municipal e o objetivo era que o elevador interligasse estas linhas.

Atualmente este transporte continua tendo a mesma utilidade, só que interligando as linhas de ônibus existentes nas duas partes da cidade, a alta e a baixa. Por exemplo, uma pessoa que trabalha no Centro Histórico e mora em bairros da Península de Itapagipe, o mais viável é ir pelo Elevador e pegar o transporte em frente, ou vice-versa, como é o caso da garçonete Iara Pereira, 26 anos, que fala “se não fosse o Elevador eu teria que descer a Ladeira da Praça, que à noite é perigosa e ir para a Barroquinha, para pegar Ribeira. Acho legal demais ter esta opção”.

Mas aliado à utilidade há também o envolvimento turístico do monumento, são incontáveis os números de flashs, câmeras filmadoras que já registraram sua beleza e imponência. É visto desta forma pela turista gaúcha Guilhermina Santini Carvalho “eu não me canso de admirá-lo e sempre dar um jeito de passear nele. Já tirei fotos de todos os tipos. É uma relíquia, os baianos devem ser orgulhosos de possuir um dos monumentos mais lindos do mundo”, comentou.

História -Durante anos e anos de serviço ininterruptos, em julho de 1906, o elevador precisou parar para ser submetido às obras de eletrificação. E muita mudança ocorreu após sua construção, em 1930: as duas cabines originais que transportavam até 23 passageiros, foram substituídas por outras quatro novas com capacidade para 27 pessoas cada uma delas. Ainda nessa época, o Elevador Lacerda ganhou o seu atual estilo “art decó”.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2009
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031