dez
04
Postado em 04-12-2009
Arquivado em (Artigos, Ivan) por vitor em 04-12-2009 15:10

Deu na Tribuna da Bahia

Na edição desta sexta-feira, 4 de novembro, o jornalista político Ivan de Carvalho fala sobre Educação (ou a falta dela) e suas consequências.Mais especificamente sobre o discurso do governador Jaques Wagner, no ato que marcou ontem – com pompa, circunstância e um bocado de propaganda – a alfabetização de 289 mil pessoas no estado, através do programa Todos pela Alfabetização, o TOPA,uma das meninas dos olhos do governo petista. “Não estou, de nenhuma maneira, fazendo observações, sérias ou irônicas, para tentar reduzir o merecimento desse programa do governo”, assinala Ivan em um trecho do texto publicado na TB, que Bahia em Pauta reproduz . Confira.
(VHS)
===============================================
Jaques Wagner; aposta no Topa
Jawagner
============================================

OPINIÃO POLÍTICA

EDUCAÇÃO E LIBERTAÇÃO

Ivan de Carvalho

OLHO: Não estou, de nenhuma maneira, fazendo observações, sérias ou irônicas, para tentar reduzir o merecimento desse programa do governo

O governador Jaques Wagner presidiu ontem uma solenidade que marcou a alfabetização de 289 mil pessoas, integrantes da segunda turma do Programa Todos Pela Alfabetização – Topa. Somando com os da primeira turma, foram alfabetizadas 460 mil pessoas. Até o final do ano que vem, a meta é atingir um milhão de pessoas, o que reduziria os analfabetos baianos, que em 2007 eram dois milhões, à metade.

Supõe-se que os alfabetizados tenham aprendido a ler e escrever dentro de limites bem limitados, já que o curso é de oito meses. Trata-se mesmo de erradicar o analfabetismo, não de dar uma instrução além disso. E espera-se que o ensinado não seja apenas o suficiente para assinar o próprio nome ou ler o que está escrito no espaço usado para anunciar o destino dos ônibus que se costuma utilizar com mais frequência.

Não estou, de nenhuma maneira, fazendo observações, sérias ou irônicas, para tentar reduzir o merecimento desse programa do governo Jaques Wagner, o Topa. Aliás, o governador incluiu a Educação entre as prioridades de sua administração, juntamente com a Saúde, o Emprego e Renda e finalmente (incluída mais tarde) a Segurança.

Algumas coisas importantes estão sendo feitas, embora fosse desejável, claro, que muito mais estivesse acontecendo. Estamos vendo na televisão, nesses dias, a propaganda oficial – incluindo imagens que mostram a magnitude da obra – da construção do Hospital do Subúrbio.

Importante que seja maior do que o HGE, como ressalta a peça publicitária, embora se deva considerar que o HGE foi construído já há bastante tempo e de lá para cá, além das insuficiências do sistema de saúde que tanto o Hospital Roberto Santos quanto o HGE não conseguiram suprir, a cidade cresceu muito – há muito mais gente precisando dos serviços hospitalares públicos em hospitais bem equipados, supridos e dotados de pessoal capaz e suficiente.

Na área da prioridade do Emprego e Renda, as coisas iam bem, principalmente pela boa fase que pareciam viver a economia global e a economia brasileira. Ainda assim, talvez haja ocorrido pouca agressividade na disputa por investimentos com alguns outros Estados do Nordeste e perdemos (só um exame realmente profundo e cuidadoso poderia dizer se tínhamos ou não condições de ganhar) alguns deles.

Quanto à área da Segurança Pública, “prefiro não comentar”. Explicando melhor: prefiro não comentar agora, por falta de assunto, salvo a constatação de que está piorando sempre. Mas, quem sabe, em 31 de dezembro de 2010 este cenário dantesco já haja mudado. Acredito em milagres.

O nosso tema é, porém, a alfabetização. O governador disse ontem uma verdade quando está em causa a educação: antigos governantes mantinham o povo sem ela para escravizá-lo. Mas aí cabe o acréscimo ou esclarecimento: a simples alfabetização melhora algumas coisas, mas não liberta. Ela não tem esta força. A educação tem, quase sempre. Mas, ainda assim, às vezes falha. Sua ausência, no entanto, é quase infalível para escravizar.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2009
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031