dez
01
Postado em 01-12-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 01-12-2009 21:44

Obama: reforço de tropas
Afeganistão
=============================================

A poucas horas do esperado discurso à nação do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre o reforço do contingente no Afeganistão, as agências internacionais adiantam o anúncio (confirmado) do envio de mais 30 mil soldados. O senado dos EUA já questionou os encargos financeiros deste reforço.

Segundo o portal europeu da web, TSE Rádio Notícias, horas antes do discurso oficial em que oficializou o reforço das tropas no Afeganistão, Barack Obama, Premio Nobel da Paz, exigiu progressos significativos a Hamid Karzai no prazo máximo de dois anos, adianta a France Press.

Obama deverá falar também no pedido de mais dez mil efetivos às forças aliadas. A Grã-Bretanha já anunciou o envio de mais 500 soldados para o terreno de conflito, da Itália devem partir outros 1500 militares. Contudo, o presidente francês, Nicolas Sarkozy garante que não vai enviar mais tropas para o Afeganistão, admitindo apenas contribuir com treino e formação das tropas afegãs.

A Alemanha diz que precisa de tempo para pensar nesse reforço e por enquanto, não pode dar nenhuma garantia a Washington.

O senado norte-americano discutiu durante esta terça-feira os esforços financeiros que este reforço vai representar. As opiniões dividem-se, no senado há quem defenda a criação de empréstimos para financiar esta guerra.Alguns democratas sugerem a criação de um novo imposto, mas mais à esquerda vários senadores dizem-se reticentes quanto ao envio de novas tropas para o Afeganistão.

Ainda segundo TSE, numa reacção a estas questões e perante os cálculos que apontam para gastos na ordem dos 20 bilhões de euros, a Casa Branca garante que vai trabalhar diretamente com o congresso para assegurar que os custos deste reforço de tropas no Afeganistão sejam viáveis, quer estejam incluídos no orçamento previsto, quer seja preciso criar um fundo

(Postado por Vitor Hugo Soares, com informações de TSE e France Press )

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2009
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031