nov
28
Postado em 28-11-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 28-11-2009 09:33

Deu na Tribuna
Cidade

Em sua edição deste sábado, 28, o jorna Tribuna da Bahia traz novas, exclusivas e intrigantes revelações decorrentes da “Operação Expresso”, da Polícia Civil do Estado da Bahia, que esta semana prendeu ex-dirigentes da Agerba -entre eles o ex-diretor geral do órgão público estadual, Lomanto Netto – acusados de formação de uma rede ilegal acusada de tentativas de suborno contra empresários do setor de transportes intermunicipais.

A TB divulga hoje em sua edição impressa, dados de uma extensa gravação feita pela Polícia com autorizaçao com autorização judicial. A gravação oferece boas pistas sobre a suposta tentativa de suborno a empresários no caso tambem chamado na mídia e nos bastidores policiais, políticos e governamentais, de “Expresso da Propina”.

O material conseguido via grampos telefônicos se reverte, segundo a TB, “num emaranhado de códigos interpretados pela cúpula da Secretaria de Segurança Pública como sendo conversas entre ex-dirigentes da Agerba, empresários e políticos ligados ao PMDB.

“Num primeiro momento, ainda no início deste mês, é interceptada, através de escuta, o diálogo travado entre Ana e Anita – uma delas reconhecida como empresária do ramo de transporte intermunicipal- e que diria respeito ao pagamento de propina acertada (a data não é revelada) para a exploração de linhas sem licitação pública. Os grampos são mantidos oficialmente até o dia 17 de novembro”, revela a Tribuna na matéria que Bahia em Pauta reeproduz a seguir.

(Postado por Vitor Hugo Soares)

=====================================================
Expresso da Propina: paradas no Barbacoa
resbarbacoaTRIBUNA DA BAHIA (28/11/2009)

====================================================

Código domina gravação da Agerba

Um extenso diálogo gravado pela Polícia com autorização judicial, dá pistas sobre a suposta tentativa de suborno a empresários de ônibus intermunicipais por parte de ex-dirigentes da Agerba tendo à frente Antonio Lomanto Neto. O material, colhido com exclusividade pela Tribuna da Bahia, se reverte num emaranhado de códigos interpretados pela cúpula da Secretaria de Segurança Pública como sendo conversas entre ex-dirigentes da Agerba, empresários e políticos ligados ao PMDB. Num primeiro momento, ainda no início deste mês, é interceptada, através de escuta, o diálogo travado entre Ana e Anita – uma delas reconhecida como empresária do ramo de transporte intermunicipal- e que diria respeito ao pagamento de propina acertada (a data não é revelada) para a exploração de linhas sem licitação pública. Os grampos são mantidos oficialmente até o dia 17 de novembro.
‘CHEFE DA IRMANA’
Nele, Anita diz que o “Chefe da Irmana” outro dia veio buscar R$ 400.000,00. Margo (quem seria?) pergunta se é o chefe dela? Anita diz que é “Da Irmana”, que não se deve falar mais nada, mas não é para ela não, é para o partido e para a Familharada, mas quem veio não foi ele! Anita diz que isso não foi nada do que foi prometido, pois tardou muito e findou em despesas, que Anita não contava. Anita diz que argumentaram que tiveram umas coisas… Anita diz que perguntou que coisas? Anita diz a Margo que são todos “um bando de salafrários!” Anita diz que quem comprou como é rico, e Anita saiu do processo, teve que acertar devido ao Processo trabalhista todo, para não ficar com problemas”. As suposições policiais recaem, além de Lomanto Neto, ao deputado Ronaldo Carletto (PP), dono da empresa Rota, de Itabuna e cujo irmão Paulo acabou sendo preso e solto no mesmo dia como os demais envolvidos no caso, o presidente do PMDB, Lúcio Vieira Lima e/ou o secretário municipal Almir Melo, identificados como “gordos, gordinhos”. O TMC intercepta através do qual Anita travou os diálogos acima foi cancelado pela própria, que passou a utilizar o TMC de nº (71) 8798-3811, cadastro em nome de Maurício Penas Reis, CPF 938.620.085-68, com endereço cadastrado na Operadora de telefonia móvel como sendo na rua Lafayete Coutinho, n° 3 – Comércio, Salvador – BA, CEP 40.015-160, no qual se interceptou a continuação da cobrança de Anita, conforme diálogos abaixo transcritos:

Ana e Anita dialogam dia 4/11

“Ana pergunta se Anita pode ir para Assembleia para encontrá-la. Anita diz que hoje não pode, não tem como. Ana fala que tinha um compromisso com Anita que vencia ontem. Anita fala que sobre este compromisso o que acertou com Paulo foi outra coisa, e ficou estabelecido entre ela (Anita), Paulo e Zé Cerqueira que todo dia primeiro ele (Paulo) mandaria na casa dela (Anita), acertou que a pessoa que ele (Paulo) mandaria e ainda perguntou se teria problema e Paulo disse que para ele que não. Anita fala que na Assembleia fica complicado. Ana pergunta como Anita gostaria de fazer. Anita diz que agora não ta vendo nem como fazer. Ana pede para ela ir no Barbacoa agora meio dia. Anita fala que não pode e tem consulta para Betinho hoje logo depois do almoço e depois tem um problema na Coelba que só ela pode acertar.

Ana pergunta se Anita gostaria de ir em Itabuna. Anita diz que não e diz que não ta vendo o que Ana tem que conversar e diz que agora já não tá entendendo nada e diz que inclusive Zé Cerqueira já ligou para ela porque desde ontem Pena está ligando cobrando a ele (Zé Cerqueira) e todo mês ta passando um, três dias, quase uma semana e isto vem ocorrendo desde começo e isto fica ruim para ela (Anita) porque eles (Pena, Zé Cerqueira e Etc.) ficam pensando que ela (Anita) é quem tá dificultando e não ta dificultando nada. Ana diz que é porque eles (Ana, Paulo e Ronaldo Carletto) precisam muito conversar com Anita, e se soubesse não teria vindo hoje deixaria para amanhã ou outro dia. Anita diz que sim, que sabe que querem conversar, mas não sabia que para conversarem tinha que ir na Assembleia. Ana diz que não precisa ser na Assembleia, pode ser em qualquer lugar e fala que está na Agerba e por isto pensou na Assembleia que era mais fácil. Anita pergunta se Ana não vem para a cidade. Ana diz que tem um almoço com Décio uma hora no Barbacoa e se Anita quisesse marcar lá meio dia. Anita diz que para ela agora ta complicado porque já são onze e vinte e ainda ta na Graça e de qualquer forma Ana já tem um almoço com Décio e não tratar de um assunto com outro. Ana diz que seria rápido e Décio só vai chegar uma hora.

Anita pergunta depois qual é a agenda de Ana para vê se melhora para ela. Ana diz que pode se encontrar no Barbacoa mesmo duas e meia e depois vai para o aeroporto que o avião é quatro horas. Anita pergunta se Ana viaja hoje mesmo. Ana diz que é e só veio conversar com Anita e diz que podem se encontrar no Aeroporto. Anita já indignada diz Aeroporto, ô Ana pelo amor de Deus, eu não vou para a Assembleia, quanto mais Aeroporto. Ana pergunta novamente se Anita quer ir no Barbacoa Duas e meia. Anita consulta Betinho e volta a perguntar a Ana se ela não vem na cidade mesmo. Ana diz para Anita dizer onde quer marcar que se organiza. Anita diz que poderia fazer isso em sua casa e pergunta se teria problema para Ana. Ana diz que nenhum. Anita diz então pronto. Ana diz que vai organizar e liga para dizer o horário. Anita diz que Ana também vai almoçar. Ana diz que vai desmarcar o almoço, porque a conversa com Anita é mais importante. Anita diz então pronto é só Ana dizer a hora em que prefere e dizer a Anita”.
Novos e reveladores comentários

“Ana fala que estão com dificuldade de ir até a Graça por causa do horário do voo e ficam com medo de não conseguir chegar a tempo e pergunta se Anita não pode ir até um lugar mais próximo não tem como ir até a casa dela e pede para marcar um lugar mais próximo, como o Shopping Salvador. Anita fala que já ta começando a se contrariar, ter que conversar na rua assuntos que são do seu interesse ou sempre em um lugar determinado por eles e não é obrigada a ir até a Assembleia, se despencar para a Assembleia e não ta nem entendendo o que é que hoje tem que conversar, não ta entendendo, mas em fim, só que vê o que vão lhe dizer, porque ela é quem ta aguardando uma posição, e não sabe o que vão lhe dizer, não sabe e este interesse todo de que ela vá para lá e já ta esperando até uma bomba, porque hoje era dia de pagamento e não foi feito. Ana diz que não é isto não D. Anita, e a senhora pode escolher qualquer lugar mais próximo do Aeroporto, é um pedido que estão lhe fazendo se Anita puder ajudar. Anita diz que hoje foi um dia que programou para resolver um monte de assunto que estão pendentes. Ana diz que ontem ligou para Anita diz que jura por Deus que não achou que tinham que se encontrar para resolver um assunto que já ta resolvido, que todo mês é o que acertou com Paulo.

Ana diz que o problema é que não ta resolvido ainda. Anita diz que para ela ta, para ela ta resolvido e só precisa ser cumprido e para ela é líquido e certo. Ana diz que é isto que precisa esclarecer. Anita diz que para ela já ta esclarecido, que vai ouvir, mas não tem esclarecimento nenhum para fazer e que acha então se for para conversar vai dar um pulo na garagem deles, e pergunta se é melhor para eles. Ana diz que pode ser. Anita diz que já que eles não querem ir a até sua casa, ou não podem. Ana diz que não é questão disto não de querer e pergunta que hora Anita quer. Anita diz que neste caso para ela quanto mais cedo melhor.

Ana diz que se Anita quiser agora eles saem da Agerba e vão agora para a garagem, se não quiser podem marcar duas horas ou duas e meia. Anita pede para Ana esperar que vai conversar com Betinho e diz que Betinho ta achando agora complicado, mas acha que agora é daqui a meia ou uma hora. Ana diz que então é melhor marcar duas horas ou duas e meia, porque ai todo mundo almoça e depois se encontram. Anita diz que prefere duas horas porque ai lhe libera. Ana concorda e diz que ta marcado, duas horas na garagem”.
Conversa entre Anita versus filha

“Anita diz que o negócio dela, a mulher do Padre, nada né… foi para outra. Alexandra diz que sim. Anita pergunta a Alexandra se foi bom ou ruim? Alexandra diz que não é bom não. Anita repete: “não foi bom!!! Alexandra diz que não. Alexandra pergunta a Anita se acabou a reunião dela, e se foi tudo bem? Anita diz que tudo bem!!! e continua: “e querem o total!!! Alexandra diz que “isso é o que ele diz!” Anita diz que é o que ele diz e… “Que não pode ablar agora” (Espanhol). Alexandra (muda de assunto) e diz que vai pegar Gabi na escola e depois passa lá. Anita diz que é para Alexandra passar, para perguntá-la como é que fica melhor! Anita diz a Alexandra… “tem coisas que a gente tem que se beliscar para ver se está sonhando ou se está vivendo”! Anita diz que “aquilo ali foi dito, com medo de deixar rabo, mas que foram atrás do outro!” (Deputado Ronaldo Carletto). Anita diz que o “sobrinho de tio Patinhas, o sobrinho… “Alexandra muda de assunto e diz que passa lá, que passa lá. Anita diz que está bem e desligam”.
=================================================
provavelmente o sobrinho de tio Patinhas, seja Leur Lomanto Júnior.
“Zé Cerqueira” entra em cena

“Anita pergunta a Zé se ele já chegou? Zé diz que sim. Anita diz que querem o total! Zé pergunta: “E aí?” Anita diz que vai ter que dar! Anita diz que não pode falar pelo telefone não! Anita diz que deu “Majoritário”! Zé pergunta se é 3 ou 4? Anita diz que é 4… Zé diz “porra”… Anita diz que só com calma para falar!! Anita diz que o meio é político mesmo!! E que a pressão é enorme!!! Que está uma coisa… que não tem!! Anita diz que pediu “encarecidamente”! Anita diz que inclusive, deixou à vontade e disse “que Anita pode ir lá, para coisas… mas eles estão em cima o tempo todo” (Anita provavelmente reproduz a fala de Ronaldo Carletto). Anita diz que a conversa dele, foi com medo de ter alguém registrando e por isso fez aquilo!! “Mas que não, que não, que não!!!” Anita diz que ficou… Anita diz que queriam 6.

Anita diz que “reivindicou, falou e que disse que eles tiveram prejuízo, tanto ela como nós também!” (Anita mais uma vez reproduz a fala de Ronaldo Carletto) Anita diz e Zé sabe o que eles disseram? “É por que… fulano já estava com tudo arrematado para o outro já!!! “para ser sócio!” “aí não gostava da senhora…” Anita diz que não, que nunca fez nada para que HNI gostasse ou não gostasse dela, mas o HNI não gostou, foi porque Anita não deixou ele fazer o que queria fazer!!! Zé diz que sabia disso! Zé pergunta se foi L? (Lomanto Netto) Anita diz que sim e continua: “Anita diz que Bigode e a moça, foram os principais!” Anita diz que ainda não foi para casa não, que saiu de lá sem arte!!! Anita diz que está revoltada!!! Anita diz que falou com eles, que eles não tinham nada que dar!!! Anita diz que nesse momento eles supriram-na de elogios, dizendo que eles sempre tiveram uma coisa boa… pepepe… pápápá… Zé diz que sabe como é!!! Anita diz que inclusive falou de 15 vezes!!!

Anita diz que ele disse que se Anita não tiver (o dinheiro), eles (Ronaldo e Paulo Carletto) adiantam e depois agente parcela, se Anita estiver despreparada… porque não aguenta mais essa pressão!!!” (Anita reproduz a fala de Ronaldo Carletto). Anita diz que disseram para ver se na próxima semana, resolvem logo isso! Zé diz que eles também não pagaram, né? (Ronaldo e Paulo Carletto) Anita diz que falaram para Anita mandar para onde ela quer depositar, que eles fazem!!! Anita diz que hoje à noite vai passar um e-mail!!! Anita interrompe a fala com Zé e pergunta a Betinho, se a mala azul e as três sandálias não estão prontas?! Anita diz a Zé que estava na Afonso Celso onde mandou consertar a mala dela e três sandálias, no sapateiro e não está pronto!! Anita diz que eles colocaram de todas as maneiras! “E continua… que se Anita não dispuser (de dinheiro), eles adiantam um pedaço (Paulo e Ronaldo Carletto da Rota). Anita diz a Zé que ele sabe, que eles só tem três, né? Zé diz que sim, e que vai ter que inverter, deixar três para o de cá e o quatro… Zé continua… “que prejuízo retado!” Anita diz a Zé que eles vão ver como fazer isso!

Zé diz que amanhã pela manhã vai com Rejane para resolver aquele negócio e pede a Anita para qualquer coisa ela telefonar. Anita diz que se deixa um “caixa coisa, não dá para nada!” Zé diz que não vai dar, apesar de dar problema, eles têm como descontar, na? Anita diz que isso não pode, porque o amigo não vai querer isso! Zé diz que acredita que não vai chegar a isso aí, né??? Anita diz que Zé acredita, mas que ela nem acreditava que iria acontecer isso que está acontecendo agora!!! Anita diz que não tem jeito!!! “Que estão ávidos, e o pior é o sobrinho do tio Patinhas!!!” Zé diz que sabe!!! Anita diz que isso é todo dia!! Anita (reproduz a fala de Ronaldo Carletto) “e diz que se encontram no mesmo Colégio (Assembleia Legislativa), porque trabalham no mesmo colégio e aí se encontram na escola todos os dias! Anita diz que ele (Ronaldo Carletto), disse que “estava difícil para ele, que estava difícil!!! Zé diz que “é isso mesmo!!!” Anita diz: “mas tudo bem!!” e se despede de Zé.”

Conversa entre Paulo X Ana Luzia

Paulo diz que Ronaldo telefonou agora, para que eles marquem um almoço com a velha, a Anita. Paulo diz que só que a velha, quando ele marcou na Anita disse por que é que eles não telefonam para ela? Paulo diz que Ronaldo se preocupa que acabe sobrando para eles. Paulo diz que Ronaldo teve a ideia que ele (Paulo) e ela (Anita Luzia), marcassem um almoço com Anita, lá no Mistura Fina, para que Ronaldo levasse o pessoal para se encontrarem. Paulo pede a Ana Luzia para que ela telefone para Anita agora. Ana Luzia diz que não vai telefonar agora devido ao horário impróprio.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • novembro 2009
    S T Q Q S S D
    « out   dez »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30