nov
26
Postado em 26-11-2009
Arquivado em (Artigos, Janio, Multimídia) por vitor em 26-11-2009 22:16

“EU NÃO PEÇO DESCULPAS”-Caetano e Mautner

Dona Lindu: mãe de Lula
Dlindu

====================================================

CRÕNICA/ MÃES

De dona Lindu para dona Canô

Janio Ferreira Soares

Minha cara Canô, daqui de onde estou andei acompanhando essa confusão toda que começou quando seu filho disse que o meu Luiz era analfabeto, e confesso que até agora não entendi o porquê de tamanha agitação. Afinal, o Brasil é ou não é uma democracia? E numa democracia, pelo que eu aprendi no curso que o mestre Paulo Freire mantém por aqui – e nas conversas com várias pessoas que ficaram minhas amigas quando souberam quem eu era -, todo mundo pode falar o que quiser. Bem diferente daquele tempo em que ninguém podia sequer pensar em falar mal de um presidente que era preso, torturado e até morto. Ou então se exilava em Londres, não é mesmo?

Mas o motivo principal dessa missiva (eu adorava quando o locutor da Rádio Clube de Pernambuco falava assim quando alguém mandava uma cartinha,) era para lhe pedir que parasse com a idéia de se desculpar pelo que o seu menino disse do meu. É que eu notei que ele não estava gostando muito dessa sua intenção, do mesmo modo que o meu também ficaria danado se na época da ditadura eu ligasse para o Golbery ou para um diretor da Ford pedindo desculpas pelas greves que ele comandava no ABC.

Mas agora Inês é morta (a propósito, nunca a encontrei por aqui), pois Wally Salomão acabou de me contar que o meu Luiz ligou lá de Roma para você depois que soube da sua vontade de lhe pedir essa espécie de mea-culpa materna. Aliás, nós demos boas risadas imaginando a cara de Caetano diante disso tudo e Wally ainda saiu cantando Eu Não Peço Desculpas, que ele gravou com Jorge Mautner.

Bem, agora eu tenho que me despedir, porque muita gente quer saber a minha opinião sobre o filme que diz que o meu Luiz agora também é filho do Brasil. Ainda não vi a cópia pirata que Glauber me emprestou, mas parece que andaram colocando algumas frases na minha boca, dessas que uma mulher sertaneja com um monte de filhos pra criar não tem tempo nem de pensar. Ah, adorei o seu livro de receitas, O Sal é um Dom. Se eu encontrar maturi por aqui vou fazer uma moqueca pra Jorge Amado e Gilberto Freire. Beijos em Mabel. Com respeito, Lindu.

Janio Ferreira Soares, cronista, é secretário de Cultura e Turismo da cidade baiana de Paulo Afonso, no Vale do São Francisco.

Be Sociable, Share!

Comentários

Ivan de Carvalho on 27 novembro, 2009 at 1:35 #

É isso aí, novo amigo Janio. Acertou em cheio. Foi no ponto exato. Sem essa de patrulhamento.
Abraço, Ivan


Graça Tonhá on 27 novembro, 2009 at 2:34 #

edoria, objetividade, sensibilidade e beleza em mais uma cronica sua.


Graça Tonhá on 27 novembro, 2009 at 2:38 #

corrigindo: sabedoria, ………Bravo!


Graça on 27 novembro, 2009 at 6:59 #

Que maravilha! Valeu!


Olivia on 27 novembro, 2009 at 11:17 #

Bravíssimo amigo, de primeira sua crônica. Adorei nossso encontro, volte logo para encontrar Claudinho, ele ficou na espera.


Regina on 27 novembro, 2009 at 16:10 #

Adorei o video.
Nessa discussao, e eh otimo que discutamos, peor eh a indiferenca, sobre o que foi dito sobre Lula pelo Caetano, nao estamos dizendo que ele, Cae, ou quem quer que seja, nao tenha o direito de ter uma opiniao e dizer o que quer quizer sobre o Lula, mas, na minha opiniao, foi o fato dele, Cae, ter dado como motivo da retirada do seu voto ao Lula o seu analfabetismo e falta de maneiras ao se expressar. Ora bolas, todos nos, inclusive Cae, ja o conheciamos assim desde muinto antes dele se candidatar pela primeira vez. Estou errada?


Iivan de Carvalho on 28 novembro, 2009 at 1:49 #

“Eu não peço desculpas
E não peço perdão.
Não é minha culpa,
Não aguento mais”.
E quem aguenta? Dona Canô e oitenta por cento dos eleitores entrevistados pela CNT/Sensus. É dose…


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • novembro 2009
    S T Q Q S S D
    « out   dez »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30