Emily Chang, da CNN…
…E as camisetas de Obamao
========================================================
Uma repórter da rede smericana de televisão CNN foi interpelada em Xangai por ter mostrado diante da câmara uma camiseta que representa o presidente Barack Obama vestido como o antigo presidente chinês Mao Tse-tung) (Oba-Mao), segundo revelou nesta terça-feira a cadeia de televisão dos Estados Unidos.
Emily Chang, correspondente da CNN em Pequim, contou depois do incidente em seu blog, que começou a procurar pelas t-shirts após saber que estas haviam sido proibidas com receio de «indisporem o presidente norte-americano», que faz a sua primeira visita ao paÃs.
Na camiseta retirada das prateleiras das lojas chinesas antes do desembarque do presidente, Obama aparece num uniforme do Exército Popular de Libertação e numa pose que foi tornada célebre pelo ex-lÃder chinês, lendo-se na parte da frente da blusa “Servir o povo” em caracteres chineses e, nas costas, a palavra “Oba-Mao”, no alfabeto latino.
Segundo a jornalista, ao exibir a t-shirt perante a câmara num mercado de Xangai, dois guardas lançaram-se sobre a equipa de filmagem e tentaram tirar-lhe a peça de vestuário das mãos.
«Ficámos detidos durante cerca de duas horas», declarou Emily Chang, contando que os agentes queriam «as carteiras profissionais da equipe, os passaportes mas, sobretudo, a t-shirt», tendo acabado por deixar partir os profissionais de comunicação, “que conservaram as imagens do incidente”, segundo a jornalista da CNN.