nov
16
Postado em 16-11-2009
Arquivado em (Entrevistas, Newsletter) por vitor em 16-11-2009 15:00

O bicho continua pegando em Santo Amaro da Purificação, formosa e geralmente pacata cidade do Recôncavo Baiano. Dona Canô. matriarca do lugar e da família Veloso, não se conforma com explosiva entrevista de Caetano Veloso ao jornal Estado de S. Paulo, na qual o flho mais famoso depois de fazer declaração de voto à senadora verde, Marina Silva, para a presidência da República, chamou o presidente Lula de analfabeto.

“Lula não é analfabeto”, reagiu Dona Canô nesta segunda-feira, 16, mais uma vez, às palavras do filho.Ela deu entrevista por telefone que a revista digital Terra Magazine publica hoje. Na conversa com o repórter de TM em São Paulo , Claudio Leal, a centenária matriarca santamarense, que já fizera o filho Rodrigo – secretário municipal de Cultura de Santo Amaro – pedir de público em nome da família desculpas “ao governador Jaques Wagner, ao presidente Lula e principalmente ao povo brasileiro” – confirma sua disposição de falar com Lula – que telefona para ela em cada aniversário – para pedir desculpas pessoalmente.

Dona Canô, memo abalada com o episódio, não perde o espírito maternal e tenta proteger a cria, enquanto aguarda Caetano Veloso ligar para o casarão da família em Santo Amaro Na entrevista a Terra Magazine (terramagazine.terra@terra.com.br ), ela critica a imprensa por tentar “prejudicar Caetano”.

Terra conta tudo. Bahia em Pauta reproduz. Confira ( Vitor Hugo Soares)

===============================================
Dona Canô: defesa de Lula e cuidados com Caetano
Canveloso

=================================================
TERRA MAGAZINE

CLAUDIO LEAL

Em visita a Roma, o presidente Lula precisa apenas retornar ao telefonema de Dona Canô, 102 anos, a matriarca de Santo Amaro (BA), para ouvir os pedidos de desculpas pelas duras críticas do filho Caetano Veloso. Em entrevista a Terra Magazine, a mãe do compositor afirma que “Lula não é analfabeto”. Espírito maternal, ela critica a imprensa por tentar “prejudicar Caetano”.

– Os jornalistas gostam muito de polêmica. Eu nem dou confiança. Eles ficam explorando, explorando, explorando… Por mim! Vou falar com ele (Caetano). Sempre que podia, falava, mas falava pessoalmente, não por telefone.

Em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, na Rede TV, Lula voltou a comentar o ataque de Caetano: “Minha resposta foi ouvir o disco ‘Chico Buarque político'”. E só. Nas declarações ao jornal Estado de S. Paulo, Caetano Veloso anunciou apoio à senadora Marina Silva (PV) e sentenciou: “Marina é Lula e é Obama ao mesmo tempo. Ela é meio preta, é uma cabocla. É inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro.”

Dona Canô transmite paciência. Não ligou para Lula, no início desta segunda-feira, porque o “amigo” presidente não é lá um homem de acordar cedo.

Terra Magazine – A senhora conseguiu falar com Lula?
Dona Canô – Vou tentar. Se ele ouvir, quiser atender, eu falo. É muito ocupado. Se ele não quiser atender, não falo.

Mas já ligou pra ele?
Ainda é muito cedo (às 9h30 do horário baiano). E ele é homem que acorda às sete horas? Ham. Ele é homem que acorda de dez horas em diante (risos)

O que vai dizer a ele?
O senhor pode bem imaginar. Primeiro que foi a imprensa que gosta muito de fazer alarde, precisa fazer esse trabalho e saiu com isso pra prejudicar Caetano. Segundo, que eu não aprovei o que Caetano disse, ele não é analfabeto. Caetano disse que a moça (Marina Silva) que queria ser presidente não era analfabeta. Não disse que Lula era analfabeto. Os jornalistas gostam muito de polêmica. Eu nem dou confiança. Eles ficam explorando, explorando, explorando… Por mim! Vou falar com ele (Caetano). Sempre que podia, falava, mas falava pessoalmente, não por telefone. Agora eu vou falar.

Caetano ainda não ligou pra senhora?
Não. Ele só liga pra mim quando tem necessidade. Ele achou que não tinha necessidade. Mas eu sei que ele vai ligar.

Caetano sempre fez críticas a políticos que também eram amigos da senhora, como ACM. Ele teve essas discordâncias.
Ele sabe. Ele sabe que, toda vez que falo com Lula, eu digo a ele. Se achou isso, não tenho o que fazer.

A senhora viu o que Lula respondeu a Caetano, ontem, na TV?
Não vi. O que foi?

Ele disse que a resposta dele era ouvir um disco de Chico Buarque.
Então! Tá vendo? Ele notou a diferença (risos)

Santo Amaro está precisando de ajuda?
Muito, muito, muito, mas não chega nada pra gente. Chegam só procurando conversa.

O que acha de Lula como presidente?
Como presidente, não. Como meu amigo. Quando ele veio aqui me dizer que estava concorrendo à presidência, eu disse: “Olha, Lula, é uma questao delicada. Você com essa natureza.. Mas, se você tá com vontade, vá”. Votei nele. E votaria quantas vezes fosse necessário.

Be Sociable, Share!

Comentários

Zilda on 17 novembro, 2009 at 11:45 #

Está todo mundo de saco cheio dos exageros, da invasividade e da irresponsabilidade da imprensa. E o pior é que não temos instrumento de defesa. Que desserviço o Miro Teixeira prestou a todos nós.


Shimon Perez on 17 novembro, 2009 at 11:59 #

A Velhinha de Taubaté (by Veríssimo) teria se mudado para Santo Amaro-BA?


rosane santana on 17 novembro, 2009 at 12:58 #

What?


rosane santana on 17 novembro, 2009 at 13:00 #

Pleae, read Obma’s speech above.


jan on 17 novembro, 2009 at 20:58 #

Acho que estão dando valor demais às palavras do Caetano Veloso, todo mundo sabe que ele anda precisando de midia, tá em baixa, tem produzido pouco e o pior de pessima qualidade, então para aparecer ele faz essas declarações polemicas e acaba conseguindo sobrevida.


Antônio José on 17 novembro, 2009 at 23:46 #

FERNANDO DE BARROS E SILVA

Caetano é “neguinha”
SÃO PAULO – “Marina é Lula e é Obama ao mesmo tempo. Ela é meio preta, é cabocla, é inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro.” Diante da ira que provocou nos companheiros, Caetano Veloso voltou ontem às páginas de “O Estado de S. Paulo” para comentar esse trecho da entrevista que havia concedido.
O compositor lembrou que o próprio Lula se vangloria da sua fala pouco instruída e que é forte inclusive por isso. E avisou aos petistas: “Dizer que FH era mau governante e Lula é bom é maluquice. Ambos foram conquistas brasileiras importantes. Marina seria um passo à frente”. Sobre esse último ponto, podemos brincar: “menas, menas”.
De resto, os embates entre Caetano e a esquerda remontam aos anos febris do tropicalismo. É duvidoso que o lulismo seja de esquerda, mas Caetano, de novo, se põe à esquerda da esquerda, dando mais um nó no coro dos “progressistas”: “Detesto essa mania de que nada se pode dizer que não seja adulação a Lula”.
Quem teve a felicidade de ver seu show no fim de semana pôde presenciar a homenagem a Neguinho do Samba, negro semianalfabeto, um dos fundadores do Olodum na Bahia, morto há poucos dias: “Influenciou mais a mim e provavelmente a vocês da plateia do que a obra inteira de Lévi-Strauss. Isso é o que eu teria a dizer aqui sobre analfabetismo e preconceito”.
O ápice, porém, foi a interpretação de “Eu Sou Neguinha?” -acompanhada no palco por uma gestualidade que valorizava de maneira ostensiva e lúdica a interrogação sobre a identidade sexual do cantor.
Caetano é um dos maiores artistas brasileiros -isso já é sabido. Mas é também um espírito livre e um intelectual incomum num sentido muito preciso (e talvez o único verdadeiramente precioso): sempre está no debate público de sua época sem subordinar convicções e ideias a cálculos táticos ou conveniências políticas. Ousar pensar pela própria cabeça, sem a tutela do grupo ou medo da patrulha da maioria: por que não? Por que não?


rosane santana on 18 novembro, 2009 at 2:13 #

Jan, devagar. Caetano é um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos. Nunca teve em baixa, meu amigo. Sorry!


sonia avino on 18 novembro, 2009 at 4:01 #

Caetano caducou de vez…ele é que tem 102 anos ,não sua mãe…alem do mais CAIU DE MODA


luiz alfredo motta fontana on 19 novembro, 2009 at 20:28 #

Caro VHS

Independente das opções políticas, dos que se deparam com esse “pequeno acidente” doméstico, cabe ressaltar que dona Canô está acima do bem e do mal.

Pessoas como ela, e sobretudo sob o céu baiano adquirem o status de entidades.


frança on 5 dezembro, 2009 at 20:03 #

Sonia Avino, nao concordo com a critiva referidas ao presidente Lula. de forma alguma, nao vamos dizer que o Caetano caiu de moda. Os sábio nao caem de moda


frança on 5 dezembro, 2009 at 20:04 #

digo Crítica”


Arnaldo Ribeiro ou Israel on 24 dezembro, 2015 at 11:02 #

CHEGOU A HORA DE COMEÇAR A CEIFA PROFETICA
(IS.30.12) PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL: Irmãos, observai que os Semelhantes se atraem tanto para fazer o bem quanto o mal, constituindo-se no Trigo e no Joio que se separam como se vê no mundo, à exemplo do Brasil; (JB.4.27) POIS ASSIM DIZ O SENHOR: (MT.15.16) TAMBÉM VÓS NÃO ENTENDEIS ESTA PARABOLA? (JB.15.29) LEMBRAI-VOS DA PALVRA QUE EU VOS DISSE: (MT.13.24/25) O REINO DOS CÉUS É SEMELHANTE A UM HOMEM QUE SEMEOU BOA SEMENTE no SEU CAMPO; MAS, ENQUANTO OS HOMENS DORMIAM, VEIO O INIMIGO E SEMEOU O JOIO NO MEIO DO TRIGO:
(MT.5.28) EU, PORÉM, VOS DIG: (MT.13.30) DEIXAI-OS CRESCER JUNTOS ATÉ A COLHEITA, E, NO TEMPO DA COLHEITA, DIREI AOS CEIFADORES: AJUNTAI PRIMEIRO O JOIO, ATAI-O EM FEIXES PARA SER QUEIMADO; MAS O TRIGO, RECOLHEI-O NO MEU CELEIRO:
(JB.3.10) NISTO SÃO MANIFESTOS OS FILHOS DE DEUS E OS FILHOS DO DIABO: TODO AQUELE QUE NÃO PRATICA A JUSTIÇA, NAO PROCEDE DE DEUS, E NEM AQUELE QUE NÃO AMA A SEU IRMÃO:
A propósito, corroborando a consumação das Profecias Sagradas, pelo poder desse saber em Cristo; acabo de receber a seguinte mensagem dos meus testemunhos espirituais:

AVALIAÇÃO CRITICA DA COMUNICAÇÃO MEDIUNICA
Caros companheiros(as) de jornada, para o nosso estudo e observação, estou compartilhando uma comunicação mediúnica, cuja avaliação foi feita no grupo de estudo de O Livro dos Médiuns do qual participo. Não acreditamos relevante informar o nome do médium, pois trata-se de uma oportunidade de aprendizado e nada mais.

No capitulo XXVII ‘Das contradições e das mistificações’ do livro citado acima , Allan Kardec adverte:

“Podendo manifestar-se Espíritos de todas as categorias, resulta que suas comunicações trazem o cunho da ignorância ou do saber que lhes seja peculiar no momento, o da inferioridade, ou da superioridade moral que alcançaram. A distinguir o verdadeiro do falso, o bom do mau, é a que devem conduzir as instruções que temos dado. Cumpre não esqueçamos que, entre os Espíritos, há, como entre os homens, falsos sábios e semi-sábios, orgulhosos, presunçosos e sistemáticos.”

Mais além, O Espírito de Verdade esclarece:
Para se discernir do erro a verdade, preciso se faz que as respostas sejam aprofundadas e meditadas longa e seriamente. É um estudo completo a fazer-se.”

Infelizmente, mesmo à luz de tais esclarecimentos, vários médiuns não avaliam as comunicações recebidas e, por acréscimo de imprudência, as publicam indiscriminadamente nas redes sociais, saciando a ‘sede de conhecimento’ dos seus numerosos seguidores, igualmente imprudentes, para não dizer fascinados.

É com a humildade de meros aprendizes e a vontade de reiterar o alerta feito por Kardec e O Espirito de Verdade, da necessidade de prudência e avaliação, que apresentamos a seguinte comunicação dada por um Espirito que se identifica como Alfred Schutz. Cada trecho que julgamos questionável esta sublinhado, numerado e comentado em uma linha correspondente no final da mensagem.
* * *
Mensagem do Mentor:
F lhos e Filhas deste1 Plano Físico, peço licença a este Médium para colocar algumas coisas pra vocês neste exato momento. Primeiramente, quero lhes alertar para que se unam com suas famílias, perdoem seus inimigos e em vez de procurar culpados, sigam em frente confiando na espiritualidade!2 O eixo de frequência3 da terra está mudando, o que tumultua o psiquismo das pessoas, fazendo os nervos ficarem a flor da pele4. O ARNALDO OU ISRAEL precisa se adaptar à nova realidade em ajudar os outros pela extrema sensibilidade espiritual que possui.5 Deixem que ele se adapte, não o testem nem façam perguntas sem significado espiritual6 que o levem desanimar7 desta Missão5. Além disso, quero lhes alertar contra os vampiros espirituais8 que chegam com palavras doces e promessas de melhoras, pois muitos deles estão infiltrados nos meios religiosos e espiritualistas! Não vamos dar guarida aos que buscam facilidades, privilégios e dicas dos mentores para lhes poupar o esforço evolutivo. Não trabalhamos com autoajuda que tem prazo de validade, nossa atuação é no sentido de lhes dar um novo ânimo. (paragrafo introduzido para facilitar a leitura)

Como o magnetismo da Terra está na fase de separar o joio do trigo8 na seleção de quem viverá nos tempos da regeneração, haverá muita dor neste mundo.9 Não transfiram muitas expectativas para nós10, pois tanto eu como o Médium somos realistas e focados5. Queremos companheiros de Evolução ao invés de seguidores. Haverá bastante tumulto nesse país, contudo, a Ordem vai ser restabelecida11 sem quebra dos preceitos do Estado de Direito. Meus amados, porque muitos de vocês estão acomodados no mal sem atitude ou coragem para mudar? Anuncio um Novo Tempo12 para quem se esforçar por se modificar. NoPlano Espiritual Evoluído8 não existem atalhos, conchavos ou alianças por interesse13. Aonde estou, vigoram o trabalho, mérito e competência no cumprimento das tarefas. A Sociedade está repleta de pregadores e oradores, contudo, queremos pessoas dispostas para a ação.14 (paragrafo introduzido para facilitar a leitura)
N ós, desencarnados laboriosos12, estamos procurando parcerias construtivas.4 Quem tem medo de se renovar ficará estacionário na seara evolutiva. Ajudem o (nome do médium) a divulgar15 a nossa força tarefa de seres que fazem o progresso acontecer12. Somos companheiros nessa trajetória. O medo emite um magnetismo16 de baixa frequência que atrai entidades ignorantes. A obsessão requer reciprocidade vibratória, então, esqueçam o muro das lamentações para serem agentes da guinada positiva para as suas Vidas! Em outubro, serão duas mensagens por semana.17 Hoje, faço apenas uma convocação pela transformação. Tenho muito amor, contudo não saio do objetivo,18 pois a chantagem sentimental nada traz de solução. Sintam todo meu carinho! Abraço deste sociólogo no Plano Espiritual * * * 1 O uso da palavra ‘deste’ deixa entender que o narrador também se encontra no plano físico.
2 Em contradição com o item 10.
3 Cientificamente incorreto; Eixo: Reta imaginária através da qual um astro realiza o movimento de rotação. Frequência: Número de vibrações por unidade de tempo. – Portanto, não existe ‘eixo de frequência’.
4 Expressão própria ao plano terrestre que Espíritos elevados não usariam.
5 Afirmação suspeita com finalidade de lisonjear o médium e adquirir a sua confiança. Espíritos elevados jamais afirmariam que os médiuns possuem qualidades ou virtudes especiais.
6 Ciente da sua falta de conhecimento geral, o Espírito quer evitar perguntas complexas que revelariam a sua inferioridade intelectual ou moral.
7 Gramaticamente incorreto (erro do Espírito ou do médium).
8 Tal formulação ou conceito não existe na literatura espírita.
9 Previsão pessimista ou amedrontadora do futuro, sem finalidade construtiva.
10 Em contradição com o item 2.
11 Previsão do futuro sem finalidade construtiva.
12 Afirmação prepotente incompatível com a humildade dos servidores do bem.
13 Incorreto. Há inúmeras ‘alianças de interesse’ no plano espiritual, tanto pelo bem quanto pelo mal.
14 Em contradição com a afirmação de Emmanuel no livro ‘Estude e Viva’ “(…) recordemos que o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação”.
15 Apelo à divulgação própria e das suas mensagens, sem menção da Doutrina Espírita.
16 Cientificamente incorreto: Magnetismo: Conjunto de fenômenos que os materiais imantados apresentam. – Portanto, o magnetismo não pode ser emitido, mas sim, as ondas magnéticas.
17 Espíritos elevados nunca garantem a frequência das comunicações.
18 Afirmação confusa (a devoção à uma causa não representa a ausência do amor e vice versa).

*Obs: É digno de nota a ausência completa de louvor à Deus, ao Cristo ou qualquer modelo espiritual, tanto no início quanto no final da comunicação.

Esperamos que esta modesta análise, sem presunção de autoridade doutrinária, possa demonstrar a urgência do estudo, da prudência e vigilância necessários para todos e principalmente os obreiros da área mediúnica. Fiquem à vontade em acrescentar comentários, análises, sugestões e correções para o proveito de todos.
Vigiai e orai! Matheus 26:41
Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/comunicabilidade-dos-espiritos-(mediunidade)/avaliacao-de-comunicacao-mediunica-mistificacoes-e-contradicoes/#ixzz3shOtz4NL


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • novembro 2009
    S T Q Q S S D
    « out   dez »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30