nov
15
Postado em 15-11-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 15-11-2009 10:13

Bomba! Bomba!, diria o colunista Ibrahim Sued, se vivo estivesse.

O jornal Folha de S. Paulo publica em sua edição deste domingo, 15, que o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, decidiu oficializar o reconhecimento do filho que teve com a jornalista Mirian Dutra, da TV Globo, atualmente morando na Espanha.

O filho de FHC fora do casamento com a antropóloga e ex-primeira dama, Ruth Cardoso, chama-se Tomas Dutra Schimdt e tem hoje 18 anos. Segundo a colunista da Folha, Mônica Bérgamo, que assina o furo jorrnalístico , Fernando Henrique Cardoso já consultou advogado e viajou na semana passada para Madri (onde reside Mirian Dutra, também ex-reporter destacada do Caderno B do Jornal do Brasil em uma de suas melhores fases), “para cuidar da papelada”.

Desfaz-se assim um dos segredos mais bem guardados e protegidos da política e do jornalismo brasileiros, que se prolonga com fluxos e refluxos desde a primeira campanha de FHC para presidente da República.Para muitos, porém,na política e no jornalismo, um autêntico segredo de polichinelo.

O jornalista Luis Nassif , que reproduz a notícia da Folha em seu blog, por exemplo, comenta sobre o furo jornalístico da sempre bem informada coluna de Mônica Bérgamo:

“Sempre me recusei a divulgar essa notícia do filho de FHC, talvez por respeito a dona Ruth e ao filho não reconhecido. Acompanhei algumas vezes o drama de uma mulher forte, tendo que se preparar para programas de TV, para a eventualidade de alguém levantar essa questão.

Mas, obviamente, tratava-se de uma questão de Estado. Um presidente da República tinha um caso semi-secreto e devia favores a uma rede de TV concessionária do Estado”.

O fato, porém, que deve ser sempre o único senhor do jornalismo, se sobrepôs a tudo. Palmas para a jornalista Mônica Bergamo, que ela merece!

(Vitor Hugo Soares)

=====================================================

Leia, a seguir, no Bahia em Pauta, a reprodução da notícia publicada na edição de hoje da Folha de São Paulo:
================================================================================
MÔNICA BERGAMO

COLUNISTA DA FOLHA

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso decidiu oficializar o reconhecimento do filho que teve coma jornalista Mirian Dutra, da TV Globo.

Tomas Dutra Schmidt tem hoje 18 anos. O tucano já consultou advogados e viajou na semana passada a Madri,onde vive a jornalista, para cuidar da papelada.

A Folha falou com FHC no hotel Palace, na Espanha, onde ele estava hospedado. O ex-presidente negou a informação e não quis se alongar sobre o assunto. Disse que estava na cidade para a reunião do Clube de Madri.

Mirian também foi procurada Pela Folha, que a consultou a respeito do reconhecimento oficial de Tomas por FHC. “Quem deve falar sobre este assunto é ele e a família dele. Não sou uma pessoa pública”, afirmou a jornalista.

O ex-presidente e Mirian tiveram um relacionamento amoroso na década de 90, quando ele era senador em Brasília. Fruto desse namoro, Tomas nasceu em 1991. FHC e Mirian decidiram, em comum acordo, manter a história no âmbito privado, já que o ex-presidente era casado com Ruth Cardoso, com quem teve os filhos Luciana, Paulo Henrique e Beatriz.

No ano seguinte, a jornalista decidiu sair do Brasil e pediu à TV Globo, onde trabalhava havia sete anos, para ser transferida. Foi correspondente em Lisboa. Passou por Barcelona e Londres e hoje Trabalha para a TV em Madri.

Quando FHC assumiu o Ministério da Fazenda, em1993, a informação de que ele e Mirian tinham um filho passou a circular entre políticos e jornalistas.

Procurados mais de uma vez, eles jamais se manifestaram publicamente.

Em 1994, quando FHC foi lançado candidato à Presidência, Mirian passou a ser assediada por boa parte da imprensa.

E radicalizou a decisão de não falar sobre o assunto para, conforme revelou a amigos, impedir que Tomas virasse personagem de matérias escandalosas ou que o assunto fosse usado politicamente para prejudicar FHC.

Naquele ano, a colunista se encontrou com ela em Lisboa e a questionou várias vezes sobre FHC. “Nem o pai do meu filho pode dizer que é pai do meu filho”, disse Mirian.

Em 18 anos, o ex-presidente sempre reconheceu Tomas como filho, embora não oficialmente, e sempre colaborou com seu sustento. Nos oito anos em que ocupou a Presidência, os dois se viam uma vez por ano. Tomas chegou a visitá-lo no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.

Depois que deixou o cargo, FHC passou a ver o filho, que na época vivia em Barcelona, com frequência. Mirian o levava para Madri, Lisboa e Paris quando o ex-presidente estava nessas cidades. No ano passado, FHC participou da formatura de Tomas no Imperial College, em Londres.

Neste ano, Tomas mudou para os EUA para estudar Relações Internacionais na George Washington University.

.

Be Sociable, Share!

Comentários

Liria on 23 Fevereiro, 2011 at 16:20 #

como deve ter sofrido D. Ruth com essa infidelidade!! e posava de bom marido!! traidor, desleal e cinico


beto on 26 junho, 2011 at 0:46 #

Se FHC era casado com Dª Ruth há 18 anos e teve um caso com a jornalista e agora desmente-se a noticia que não é pai do menino, posso então entender que ELE, ENTÃO ERA CORNO DA AMANTE?


Paulo Dias on 26 junho, 2011 at 11:43 #

Se fosse o Lula, a grande imprensa, que é toda comprometida com a direita, teria feito um verdadeiro estardalhaço. Se não fosse a internet, nós não teríamos acesso a esta informação.


Micael on 5 dezembro, 2011 at 9:55 #

Bom dia.

Sou advogado em Porto Alegre/RS e venho por meio desta comunicar-lhe que na edição do seu Blog, em 15/11/2009, Folha revela que FHC vai reconhecer filho com jornalista…. ” no qual afirma que a Jornalista Mirian Dutra é amante de FHC, o Sr. coloca a foto do então ex Presidente Fernando Henrique Cardos e a foto de Mirian Dutra. Acontece iluste sr. Blogueiro, que a foto colocada em seu site, ao lado da foto de FHC, não é da Jornalista em questão e sim da Artista Plástica e Jornalista Gaúcha, Cylene Dallegrave. Que não é e nunca foi amante de FHC. Peço a gentileza de excluir de seu blog qualquer imagem que se refira a essa pessoa ou vincule a mesma como amante de FHC, pois a mesma é esposa dedicada, mãe de família e profissional respeitada no Estado do RS.

Espero sua compreensão e colaboração, afim de não provocar demanda judicial futura.

Att

Micael Ramalho
OAB/RS 65.222
51 30851090
micael@fladiomendes.adv.br


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • novembro 2009
    S T Q Q S S D
    « out   dez »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30