================================================
Targino Gondim: novo baiano
=================================================
Especial mesmo tanto em seu significado como tributo, quanto em relação à figura homenageada. Assim foi a sessão realizadada nesta quinta-feira, 12, na Assembléia legislativa, para entrega do tÃtulo de cidadão baiano concedido com justiça ao compositor e músico Targino Gondim, nascido na cidade de Salgueiro (PE), radicado em Juazeiro da Bahia desde 1974. O projeto de concessão do tÃtulo é de autoria do deputado Roberto Carlos.
Targino aprendeu a tocar sanfona aos 12 anos, com seu pai. De 1993 a 1995 ele trabalou como arte-finalista no antigo Jornal de Juazeiro, atual Diário da Região, mas felizmente para a música nordestina e nacional os apelos dos teclados de sua sanfona fortam mais poderoso, e foram eles que o levaram merecidamente ao sucesso e ao reconhecimento nacional, com um empurrãozinho da sorte e talento de sobra, evidentemente.
A sorte veio com o filme “Eu, Tu, Eles”, filmado na região de Juazeiro, no Vale do São Francisco, com elenco de primeira encabecado pela atriz Regina Casé. A canção mais conhecida de Targino Gondim, “Esperando na Janela” , é a música-tema do filme. Na voz de Gilbeto Gil explodiu como um dos maiores sucessos da música brasileira dos últimos 10 anos, e ganhou o mundo.Gondim cresceu junto.
Bravo, grande sanfoneiro baiano, como pode ser chamado agora com todos os méritos . Tributo mais justo, impossÃvel.
(Vitor Hugo Soares, com informações de Carlos Lima Cavalcante Neto, direto da Assembléia Legislativa da Bahia).
Ola targina
Creio que lembra de mim, estudamos juntos no Rui Barbosa, hoje moro em São Paulo e trabalho na Editora Globo e fico orgulhosa quando vejo você na televisão e em saber que temos um juazeirense fazendo sucesso e levando nossa cultura pelo paÃs.
Abraços e muito sucesso.