Lobão: “queda de linha”
=================================================
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou nos primeiros minutos desta quarta-feira, em BrasÃlia, que a queda de uma linha que transmite energia da Hidrelétrica de Itaipu acabou tirando todos os 14 mil megawatts gerados pela usina do sistema elétrico. Esta, segundo Lobão, foi a causa do que atingiu boa parte do PaÃs. Pouco depois da meia noite a luz começou a voltar no Rio de Janeiro, o estado mais duramente atingido pelo blecaute.
O ministro Lobão confirmou há pouco que o problema mais grave foi no Estado Rio de Janeiro, que ficou totalmente sem luz. Além disso, o apagão atingiu partes de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, e parte do Paraguai.
Pouco mais de uma hora após o inÃcio do apagão, o ministro disse que estava convencido de que a situação seria normalizada durante a madrugada. “Ainda esta noite deveremos ter resolvido isso”, disse. Segundo ele, à quela altura a energia já havia começado a ser religada ao sistema.
Além dos 14 mil MW de Itaipu, outros 3 mil MW foram derrubados. A explicação técnica é que, uma vez que uma linha sai fora do sistema, isso acaba gerando o desligamento de outras linhas de transmissão. Fortes temporais com rajadas de ventos, trovões e raios atingiram esta noite o estado do Paraná, onde fica a hidrelétrica de Itaipiu. Na história da usina, porém, não há precedentes da interrupção completa do fornecimento de energia, como ocorreu nesta terça-feira.