nov
06


==================================================
Lima: sucesso no You Tube e Angola
rlima

A música para começar o dia nesta sexta-feira, 6, no Bahia em Pauta, é “Canto à Alfabetização” , sucesso em Luanda e que está bombando entre os clips do You Tube, com cotação de cinco estrelas. A canção vem de Angola, na África. O autor, porém, é de um baiano da gema, Raimundo Lima ( que os angolanos chama de Raimondo), nascido em Feira de de Santana, mas que Salvador inteira conhece e admira, em especial a gente ligada ao jornalismo, à música , à cultura e à educação.

Do jornalista Raimundo Mazzei, que está em Luanda, recebemos uma cópia do clip e informações preciosas sobre o sucesso, que já foi apresentado, recebeu elogios e aplausos até em paris. Diz Mazzei:

” Primeiro, a música estourou em Angola, onde praticamente todos os adultos e crianças a conhecem, em função de uma campanha que o governo angolano fez, no ano passado, em rádio e TV. O “Canto à Alfabetização”, composto pelo jornalista baiano Raimondo Lima, foi até motivo de elogio escrito do presidente da República, José Eduardo dos Santos, ao Ministério da Educação de Angola pelo lançamento da música em clip.

Depois, este ano, o sucesso foi tão grande no Encontro de Educação de África, no Quênia, que, em função da ovação que a canção recebeu, o governo decidiu levar para exibir em Paris, no encontro da Unesco, aí já com traduções para Inglês e Francês. Lá, o hino contra a analfabetismo foi exibido em 6 de outubro, tendo empolgado a plateia, segundo o ministro António Burity da Silva.

No YouTube, a música está cotada como 5 estrelas e já foi acessada por mais de 3 mil pessoas. Vale ouvir: http://www.youtube.com/watch?v=jFSfMv2K-iE

O autor está em Angola há oito anos e é presidente do Grupo Empresarial Aldeia. O canto e o videoclip foram gravados por dez famosos cantores angolanos e oferecido ao PAAE – Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar pela empresa Aldeia Global, que assessora o Ministério da Educação, através da Direcção Nacional para o Ensino Geral. A directora da área, Luísa Grilo, é outra entusiasta da música e de sua função no processo, “como aglutinador de mentes nessa luta sem tréguas contra o analfabetismo”.

Um acrescimo final do BP: Raimundo Lima, o Raimondo dos angolanos, é jornalista de primeira linha e já foi considerado um dos melhores jornalistas econômicos do país, antes de mudar-se para Angola. Ex-presidente do Sindicato dos jornalistas da Bahia, trabalho nas sucursais de O Globo, do Jornal do Brasil, e foi editor-chefe da Tribuna da Bahia.Agora Raimundo é revelação na música. Confira.

(Vitor Hugo Soares, com informações do jornalista Raimundo Mazzei, de Luanda)

Be Sociable, Share!

Comentários

Regina on 6 novembro, 2009 at 15:24 #

Vamos abrir a roda e convidar o nosso amigo Raimundinho a participar do BP? Seja bem vindo grande figura! Saudades!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • novembro 2009
    S T Q Q S S D
    « out   dez »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30