nov
05
Postado em 05-11-2009
Arquivado em (Artigos, Gilson) por vitor em 05-11-2009 15:42

Mata do Corcovado: sem medo de bala perdida
matcorcovado
==============================================
CRÕNICA / LUGARES

UM SONHO VERDE

Gilson Nogueira

A mata do Morro do Corcovado parece querer invadir meus sonhos na noite morna do Rio. O Cristo Redentor entra pela janela. E um silêncio sem medo de balas perdidas me faz beber a paz que esta cidade precisa. Sinto-me pronto ao repouso do dia que termina com ressaca de saudade do Porto da Barra. Por ter sido mais uma vez abençoado pelo Verde Deus das florestas cariocas, acho-me o índio que um dia devo ter sido. Antes do sono, cubro-me das certezas que reforçam-me a fé em Deus. Suspiro estrelas.

Pela manhã, no Jardim Botânico, com minha mulher e minha primeira netinha, ouvi a natureza cantando através dos pássaros com quem Tom Jobim conversava. Exatamente, ali, no JB, passeando por seus canteiros e caminhos exalando beleza e história, recolhi outros silêncios no meu cesto de esperanças. Rezei, enquanto andava, para o planeta encontrar saídas, a fim de não se transformar em uma bola de fogo. E guardei na escuridão das minhas novas utopias a possibilidade de ver minha netinha poder respirar um mundo melhor, de mais amor, sem violência. Entre desejos, êxtases e preocupações, a agonia silenciosa de não poder responder a pergunta: Como fazer para colar as duas partes antagônicas da Cidade Maravilhosa? Sorri, sem ironias de canto de boca, acreditando que a grande solução está no resgate da fé no Todo Poderoso.

Ao meio dia, voltando para casa, fotografei pés de Andiroba, que significa “ gosto amargo”, em tupi-guarani. Antes, apanhei, no chão, algumas de suas amêndoas, para deixar secar, ao sol do sertão de Serrinha, na Bahia de Todos Nós. Continuarei rezando, esperando vê-las brotar amazônias entre mandacarus.

Gilson Nogueira , jornalista baiano, está no Rio de Janeiro

Be Sociable, Share!

Comentários

Olivia on 5 novembro, 2009 at 15:51 #

O Rio de Janeiro tem um poder indescritível de renovar minhas baterias quando elas já estão esgotadas. Nada, absolutamente nada, vai quebrar seu encanto. Continue enviando seus belos textos desta Cidade Maravilhosa, Gilson.


Mariana Soares on 5 novembro, 2009 at 16:40 #

O Rio de Janeiro faz a gente acreditar e sentir que é realmente possível viver alegremente, apesar de tudo e de todos. Que cidade maravilhosa!!!


Cida Torneros on 5 novembro, 2009 at 16:59 #

Olá Gilson, obrigada pela lindeza dessa crônica sobre o meu Rio… Parabéns pela netinha e um baiano já disse antes: O Rio de Janeiro continua lindoooooo…né?
Aproveite sua estada por aqui, curta tudo, o Sol tá maravilhoso, a vida segue, o Rio se supera , sempreeeeeeee… viva o Rio de Janeiro! Salve nós todos que podemos nos maravilhar com sua natureza e sua gente, apesar dos pesares, vamos em frente, merrrrrmooooo…rs
beijos carioquíssimos!
Cida Torneros


Graça on 5 novembro, 2009 at 23:11 #

Concordo com vc, Olivinha! Bem que eu queria restaurar forças nesta cidade linda.
Parabéns Gilson!


Gilson on 6 novembro, 2009 at 8:10 #

Cida, Olívia, Graça, no compasso da Bossa, baianos beijos de agradecimento. Saúde e paz!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • novembro 2009
    S T Q Q S S D
    « out   dez »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30