Testemunhas de um dia para não esquecer
====================================================
O governo de Angela Merkel publicou anúncio nos jornais para encontrar alemães que testemunharam a derrubada do Muro de Berlim e queiram acompanhar a chanceler no dia 9 de Novembro, na cerimõnia que marcará os 20 anos daquele dia histórico não só para a Alemanha e Europa, mas simbólica e crucial também para a humanidade.
Merkel procura conterrâneos que atravessaram o muro de Berlim na noite da sua queda, a 9 de Novembro de 1989, para fazerem o mesmo trajeto com a chanceler no dia do 20.º aniversário deste acontecimento, cujas celebrações já começaram desde sábado passado.
Um porta-voz do governo informou a AFP que as pessoas procuradas são alemães que vivessem na ex-RDA e que, naquela noite, tenham atravessado o muro para a RFA, através do posto fronteiriço de Bornholmer Strasse, que foi o primeiro a abrir.
“As testemunhas são convidadas, a 9 de Novembro de 2009, a fazer novamente este caminho na companhia da chanceler, do presidente da câmara de Berlim e de outros convidados. Os seus familiares poderão acompanhá-los”, diz o anúncio que ontem foi colocado em vários jornais alemães.
Na travessia do antigo posto fronteiriço deverão participar personalidades como o antigo dirigente soviético Mikhaïl Gorbachev e o antigo lÃder anticomunista polaco Lech Walesa. Os interessados devem manifestar-se junto dos serviços de imprensa do Governo, pelo telefone.
O Executivo de Merkel, saÃdo de uma coligação de centro-direita, está ulttimsndo os preparativos para as comemorações do 20.º aniversário da queda do muro, batizadas de Festa da Liberdade.
(Postado por Vitor Hugo Soares, com informações da AFP e DN)