nov
01
Postado em 01-11-2009
Arquivado em (Multimídia, Newsletter) por vitor em 01-11-2009 10:55

==================================================
Em razão da morte do músico Antonio Luís de Souza, o Neguinho do Samba, esta suspensa toda a programação cultural prevista para a área do Pelourinho neste domingo, 1 de novembro. A medida da Secretaria da Cultura suspendeu também a programação da tarde e noite de ontem, depois da divulgação do falecimento do criador do samba-reaggae da Bahia e um dos músicos locais mais conhecidos e acatados internacionalmente, sobretudo no terreno da percussão.

Entre os shows cancelados, se inclui o que marcaria o encerramento do Festival Internacional de Teatro (Fiac), realizado no Largo Pedro Archanjo com a banda ‘Sua Mãe’, comandada pelo ator baiano Wagner Moura.

Durante três dias uma faixa preta permanecerá hasteada no Terreiro de Jesus, área tombada como Patromônio da Humanidade, “para simbolizar o luto da cultura baiana com a perda do artista”. Também os fasmosos e internacionais tambores do Olodum , que sob o comando de Neguinho já tocaram para nomes do porte de Paul Simon e Michael Jackson, foram cobertos com panos pretos em sinal de luto.

O enterro de Neguinho do Samba, que morreu neste sábado,31, vítima de um infarto, será realizado na terça-feira (3) no Cemitério Jardim da Saudade, para aguardar a chegada de um dos filhos do músico, que mora na Itália. O corpo está sendo velado na Câmara dos Vereadores.

Criador do gênero ‘Samba Reggae, Neguinhoe foi responsável pelo arranjo de percussão para a música de Michael Jackson, ‘They don´t care about us’, cujo clipe foi gravado no Pelourinho, em 1996. À época, ele comandava o grupo Olodum, onde ajudou a formar a escola de percurssão. Antes o músico baiano já tinha gravado com Paul Simon, em 1990, para o CD The Rhythm of the Saints. Pelo trabalho, Neguinho do Samba ganhou um imóvel no Pelourinho, onde funciona a sede da Escola de Música e Dança Didá, que passou a dirigir após deixar o Olodum.

O jornal Correio da Bahia destaca em sua edição dewste domingo que na música Rap Repente, Daniela Mercury, uma das grandes divulgadoras do samba reggae, presta uma homenagem ao artista: ‘Samba Salvador, a cidade reiventou o reggae com Neguinho do Samba, que é o rei do Olodum’.Neguinho do Samba aparece no clipe de Michael Jackson com uma bermuda azul, uma camiseta listrada e uma boina amarela regendo os percussionistas enquanto o rei do pop cantava em primeiro plano.

Todas as honras da Bahia são mais que merecidas poe este artista verdadeiramente popular.

(Postado por Vitor Hugo Soares)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • novembro 2009
    S T Q Q S S D
    « out   dez »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30