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Postado em 26-10-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 26-10-2009 20:40

Deu no Blog de Chico Bruno

Em seu blog o jornalista baiano Chico Bruno repercute nesta segunda-feira, 25, o artigo de Rosane Santana publicado originalmente no Bahia em Pauta, mas que bombou no último final de semana e segue bombando em vários espaços da Web.

Além deste site-blog e o de Chico, o texto “Obama, Web e Brasil” repercutiu no Twiter e em dois dos mais qualificados espaços informativos da Internet no País:a revista digital Terra Magazine e o Blog do Noblat. Recebeu comentários numerosos e de conteúdo qualificado tanto no Twitter de Bob Fernandes, editor-cvhefe de TM, quanto no Blog do Noblat.

Confira o artigo produzido por Chico Bruno em seu privilegiado e bucólico observatório de Lauro de Freitas. BP agradece. (VHS).
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Juracy: uma frase para sempre
juracy
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Tema de hoje
O que é bom para os EUA…

O general Juracy Magalhães foi o autor da frase “O que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil”, proferida em junho de 1964, em resposta a um repórter que lhe perguntou com que espírito assumia o posto de embaixador do Brasil em Washington.

O inteiro teor da resposta foi: “O Brasil fez duas guerras como aliado dos Estados Unidos e nunca se arrependeu. Por isso eu digo que é o que bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil”, segundo depoimento do general a José Alberto Gueiros, no livro “O Último Tenente”, página 325.

A frase foi adaptada por Juracy da famosa declaração “O que é bom para a General Motors é bom para os Estados Unidos, e vice-versa”, dita em 1946 pelo big boss da GM, Charles Erwin Wilson, que anos depois, em 1953, foi nomeado pelo governo Eisenhower, Ministro de Defesa.

Em sua primeira visita a Washington, em dezembro de 2002, como presidente eleito, Lula utilizou a frase de Juracy em entrevista coletiva a jornalistas americanos ao ser perguntado por que razão o PT havia estabelecido uma parceria com o Partido Comunista da China.

– Eu não conhecia a China muito bem, até que o governo americano fez da China seu parceiro comercial preferencial. E eu pensei comigo mesmo: se é bom para os americanos, deve ser bom para os brasileiros.

Isso tudo me veio à mente ao terminar de ler o artigo “Obama, Web e Brasil”, de minha amiga Rosane Santana, jornalista baiana que está em Harvard há alguns anos, postado no sítio na sexta-feira (23).

A frase quanto dita por Juracy foi considerada infeliz, inclusive nos bastidores pelo embaixador americano no Brasil, na época, Lincoln Gordon.

Mas, o artigo de Rosane mostra que a frase de Juracy não foi infeliz.

Ela retrata que culturalmente as elites brasileiras ainda não perderam o ranço de colonizados. Estão sempre tirando o chapéu para os “buanas”.

Agora mesmo, o engenheiro elétrico Ben Self, sócio da Blue State Digital, que estruturou o suporte tecnológico da campanha de Obama na internet, é a coqueluche do marketing brasileiro. Dizem até, que já foi contratado pela campanha de um dos pré-candidatos a presidente.

É o espírito da frase de Juracy atuando.

Aliás, isso fica claro com o tanto de porrada que o marqueteiro Luiz González tomou por não ter tirado o chapéu para o “buana” Ben Self.

O González está correto, o Brasil não possui um MoveOn, “uma organização que congrega cinco milhões de internautas ativistas, nos Estados Unidos, e foi um dos principais responsáveis pelas milionárias arrecadações e sucesso de Obama no mundo virtual”, conforme descreveu Rosane em seu texto.

A prova disso é que as comunidades do recente movimento “Fora Sarney” na internet conseguiram levar apenas algumas dezenas de pessoas às ruas.

Ora, bata-me um abacate e chega de macaquice. Que tal cair na real.

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Comentários

Chico Bruno on 27 outubro, 2009 at 9:59 #

Estou honrado pela atenção.


rosane on 27 outubro, 2009 at 17:42 #

Ora, Chico, amigo querido, eu ‘e que me sinto como tal.bjs


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