out
21
Postado em 21-10-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 21-10-2009 11:56

Saramago atrai ira com…
sarama

…Maitê Proença, por motivos diferentes.
Mproença

Deu no portal TSE
==================================================
O portal europeu da web TSE Rádio Notícias informa que o Prêmio Nobel de Literatura, José Saramago, ironizou, nesta quarta-feira, 21, que “Caim”, sua obra mais recente, é o livro mais falado embora não tenha sido lido. O escritor português acusou ainda a Igreja Católica de tentar impor uma leitura única da Bíblia.

Em texto postado no TSE, o jornalista António Pinto Rodrigues escreve que a propósito do seu último livro, José Saramago afirmou que a Bíblia é um «manual de maus costumes» e um «catálogo de crueldades», o que suscitou inúmeras críticas.

Diante da dimensão assumida pela polêmica em seu país, quase tão intensa e ácida quanto a provocada pelo vídeo do programa brasileiro Saia Justa, em que a atriz Maitê Proença agride os portugueses e cospe na fonte do Mosteiro dos Jerônimos, tombada como Patrimônmio da Humanidade, José Saramago decidiu falar em entrevista coletiva hoje. Acusou a Santa Sé de tentar impedir leituras diversas sobre a Bíblia, tentando impor uma leitura única.

Para o autor de “Caim”, o Deus da Bíblia não é de fiar, é vingativo, rancoroso e má pessoa.

O escritor sublinhou ainda que o que disse da Bíblia no fim-de-semana é aquilo que toda a gente sabe, ou seja, que há «carnificina», incesto e violência de todo o género.

O Prémio Nobel da Literatura ironizou ainda que até parece que fez uma revelação insólita ou disse uma espécie de calúnia ao afirmar que a Bíblia é um «manual de maus costumes» e um «catálogo de crueldades».

Saramago ironizou também que “Caim” é o livro mais falado embora não tenha sido lido, tendo suscitado «incompreensões» e «ódios velhos».

«Desperto muitos anti-corpos», acrescentou.

Saramago fez questão de acentuar que nunca andou atrás de polémica, mas que não pode rejeitar convicções próprias. Saramago disse também que até parece que «é feio» fazer publicidade de livros em Portugal.

Vem mais chumbo grosso por aí, dos dois lados em conflito. Melhor para a atriz Maitê Proença, que fica um pouco mais distante do alvo dos portugueses mais indignados.

(Postado por Vitor Hugo Soares, com informações de TSE Rádio Notícias (Lisboa) e agências internacionais de notícias)

Be Sociable, Share!

Comentários

francisco on 21 outubro, 2009 at 14:43 #

ainda hoje não comprendie este montim em relação à um comentário que todos os dias fazem , minha única explicação pra tamanha perseguição é que a maitê naquele pais era uma Deusa, se olharem o programa no dia em que foi posto este video verão que no contexto esse vidio foi uma brincadeira boba.Acho que o povo português estava buscando um olhar para eles deveriam está carente de atenção esta pode ser outra explicação.


Tozeca on 24 outubro, 2009 at 11:41 #

Descobri a 1ª página de Caim em Saramago e Caim: Humor Divino

Acho que para uns vai ser um livro muito interessante, enquanto outros vão odiá-lo enquanto algo blasfemo. Eu até acho uma certa piada.


maria on 24 outubro, 2009 at 12:03 #

O que dizer de saramago e de caim?Adoraria dar aqui toda a minha opinião mas é demasiadamente extenso!
Toda a opinião está no meu blog:
http://mariarabodesaia.blogspot.com/2009/10/caim.html


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • outubro 2009
    S T Q Q S S D
    « set   nov »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031