out
21
Postado em 21-10-2009
Arquivado em (Artigos, Ivan) por vitor em 21-10-2009 12:36

TB: um jornal com história
TB
==============================================

DEU NA TRIBUNA DA BAHIA

Em sua edição histórica desta quarta-feira, 21, data em que o jornal comemora 40 anos, a Tribuna da Bahia publica o artigo diário do jornalista Ivan de Carvalho. Hoje, o primeiro editor político do diário que mexeu com o jornalismo baiano fala de dois temas que o apaixonam: a política opinativa no pensar e fazer jornalístico, e a própria Tribuna da Bahia.

Bahia em Pauta reproduz o texto e , através de seu editor (também um colaborador semanal da TB), parabeniza e agradece a Ivan e a todos que fazem a TB.

Mais 40, pelo menos!

(Vitor Hugo Soares)

===================================================

OPINIÃO POLÍTICA / TB, 40 Anos

A TRIBUNA E A POLÍTICA

Ivan de Carvalho (21/10/2009)

Da primeira edição da Tribuna da Bahia e nos 14 anos seguintes fui editor de Política deste jornal. Mais adiante, exerci a mesma função por mais cinco anos e atualmente – desde 1997 – sou seu colaborador como articulista político. Isto me põe em situação privilegiada para fazer uma avaliação da influência do jornal, que hoje completa seus 40 anos, na política da Bahia.

Esta situação privilegiada só é limitada, creio, pelo espaço restrito que tenho para abrigar este artigo e que será o mesmo dos próximos, numa tendência mundial da imprensa para a síntese e a abordagem do essencial, o que atende ao interesse dos leitores, cada vez mais atarefados com o fazer e o viver e determinados a disputar cada momento do seu tempo. Então, vamos ao tema, antes imposto pela feliz ocasião do que escolhido pelo autor. Quando foi inaugurada, nestes dia e mês de 1969, a Tribuna da Bahia encontrou-se ante uma situação bastante lamentável na imprensa baiana. Não que esta não tivesse méritos. Mas era inegavelmente uma imprensa do passado, que entre outras coisas vivia de modo mais ou menos intenso, de acordo com cada um dos seus veículos (falo dos veículos impressos), uma espécie de concubinato com o poder estatal e, de um modo mais amplo, com a política. Isto porque se um jornal não estava comprometido com os interesses políticos oficiais, ele praticamente se aliava à oposição, podendo-se dizer, com uma certa ironia e só um pouco de exagero, que faltava apenas adotar o nome de partido para integrá-la formalmente.

A Tribuna da Bahia nasceu com outro conceito. O veículo buscava independência e identidade próprias, uma objetividade que a imprensa baiana, na época, tinha dificuldade em impor ao seu noticiário, especialmente ao político, buscava a humanamente possível imparcialidade e isenção. Conseguir estas coisas foi bastante facilitado pelo fato de o fundador do jornal, Elmano Silveira Castro, ser um empresário idealista que, inclusive, renunciou a outros empreendimentos para dar prioridade total à empresa-jornal.

O outro elemento facilitador na fase inicial foi a aquisição, para o projeto do jornal e sua execução, do idealista, abnegado e talentoso jornalista Quintino de Carvalho, vindo de um centro de imprensa muito mais avançado na época, o Rio de Janeiro, e que quis formar uma equipe nova, evitando ao máximo o recrutamento de profissionais entre os que já atuavam na Bahia. Com isto, conseguiu facilitar muito a implantação dos novos modelo e estilo de imprensa que pretendia. A semente germinou e tivemos a colheita. Jornais do velho estilo morreram. Outros foram inteligentes e se renovaram. Isto mudou muito – precisa ainda mudar mais – a relação entre poder e política, de um lado, e imprensa, de outro. E esta foi uma das grandes contribuições da Tribuna da Bahia à sociedade baiana.

Be Sociable, Share!

Comentários

chico ribeiro neto on 21 outubro, 2009 at 17:57 #

Ivan de Carvalho fez uma breve e lúcida definição da história do surgimento da Tribuna e do que enfrentamos.
Entrei na Tribuna em 1969 e lá fiquei seis anos, onde fui repórter e editor de Texto.
Parabéns a você, Ivan Pureza, como Quintino lhe chamava.
Chico Ribeiro Neto


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • outubro 2009
    S T Q Q S S D
    « set   nov »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031