out
20
Postado em 20-10-2009
Arquivado em (Artigos, Janio) por vitor em 20-10-2009 23:20

Paulo Afonso recebe príncipe
principe

=================================================

CRÔNICA / MONARCAS

A NOVA ROTA DE DOM LULA

Janio Ferreira Soares

No dia 16 de Outubro de 1859, o jovem imperador Dom Pedro ll e a imperatriz Teresa Cristina, pegaram um barco em Piaçabuçu, no baixo São Francisco alagoano, pernoitaram nas cidades de Penedo, Pão de Açucar e Piranhas, e finalmente chegaram ao objetivo principal da viagem que era conhecer as magníficas cachoeiras de Paulo Afonso, num passeio que ficou conhecido como Rota do Imperador. Exatos 150 anos depois, outro monarca, também barbudo e igualmente acompanhado por sua imperatriz de estimação, navega pelas mesmas águas, só que dessa vez por outras paragens e com finalidades bem diferentes do que faz crer a programação divulgada.

Segundo a mesma, trata-se de uma visita oficial para inspecionar as obras de transposição do Rio São Francisco. Mas até os mandins e surubins que ainda insistem em perpetuar a espécie sob suas águas sabem que a história não é bem essa. A principal intenção de Dom Lula é apresentar a imperatriz Dilma, a escolhida, a um povo que só a conhece através da TV.  Ao mesmo tempo, usando toda a experiência adquirida em anos e anos de megafone em punho, gerar factóides ribeirinhos para a imprensa que está acompanhando a Coluna Lula, bela sacada dos jornalistas Claudio Leal e Bob Fernandes, cujas reportagens da missão foram reproduzidas pelo Bahia em Pauta, blog do mestre Vitor Hugo, que a propósito foi criado comendo piaba assada com pirão de farinha nas margens do rio em questão.

Para comemorar os 150 anos da chegada de D. Pedro por essas bandas, o governo de Alagoas está refazendo a sua rota. Saída 16/10, de Piaçabuçu e chegando aqui em Paulo Afonso ontem, Segunda Feira, dia 19.  Na comitiva, o principe Dom João de Orleans e Bragança e mais alguns representantes da família real, além de políticos e jornalistas. Infelizmente eles não vão poder ter a visão das cachoeiras. Em seu lugar, verão os belos paredões de granito ainda marcados pelo limbo das águas que tanto encantaram o imperador.

Semana passada, lá pra cima do mesmo rio, seguiu o baile. De um lado, Geddel e sua claque, fazendo um barulho danado. Do outro, Jaques Wagner e sua torcida, entoando gritos de guerra.  No meio, Lula, conduzindo a moça e comandando a massa. Só faltou Serra, de chapéu de palha e calça arregaçada (qual Russo), no meio do picadeiro. “Alô, alô, seu Chacrinha, velho guerreiro! Alô, alô, Terezinha! Roda, roda, roda e avisa um minuto de comercial….”.

Janio Ferreira Soares, cronista, é secretário de Cultura e Turismo de Paulo Afonso (BA), no Vale do São Francisco.

Be Sociable, Share!

Comentários

Regina on 21 outubro, 2009 at 13:45 #

Excelente cronica, Janio.


Olivia on 21 outubro, 2009 at 16:02 #

Que artigo legal Janinho, você escreve magistralmente!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • outubro 2009
    S T Q Q S S D
    « set   nov »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031