out
14

Ciro, Lula, Dilma e Aécio na beira do Velho Chico
Palanque
=================================================
Deu no Terra Magazine

==============================================

O presidente Lula, com a ministra Dilma Rousseff (PT), o deputado Ciro Gomes (PSB) e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, começou a nevegação de três que fará ao longo de três estados banhados pelo Rio São Francisco, até chegar ao local onde está instalado o canteiro das bilionárias obras de transposição das águas do Velho Chico.

Os repórteres Bob Fernandes (editor-chefe da revista virtual Terra Magazine e o repórter Claudio leal andam por perto e acabam de postar mais um relato da viagem, diretamente de Buritizeiros, nos campos gerais de Guimarães Rosa. Bahia em Pauta reproduz a seguir. Acompanhe todo o périplo pela TM ( http://terramagazine.terra.com.br )
(VHS)

Bob Fernandes e Claudio Leal
De Buritizeiro (MG)

Neste meio de tarde de quarta-feira, 14, o presidente Lula, os presidenciáveis Dilma Rousseff e Ciro Gomes navegam pelo Rio São Francisco, no município de Barra, Bahia. Dilma, ministra-chefe da Casa Civil, e Ciro, deputado, ex-ministro da Integração Nacional e também pré-candidato à presidência da República, voaram juntos, com Lula ao lado. Conversaram muito tempo sobre política e amenidades. Um ministro, no mesmo vôo, provocava o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, que pretende ser candidato a sucedê-lo.

– E aí Geddel, muito boa a manifestação espontânea a seu favor em Buritizeiro (MG). Lá em Barra, você vai fazer outra?

Dito isso, vira-se para Jaques Wagner e indaga:
– E você, governador, também vai fazer uma manifestação espontânea lá em Barra?

Ambos fizeram manifestações na fazenda à beira do São Francisco, onde Lula e comitiva passam parte da tarde. Uma dezena de faixas de Wagner e outra dezena de Geddel disputavam espaço palmo a palmo.

Na beirada do rio, minutos antes de embarcar para um rápido giro pelo Velho Chico, Lula disse:
– Não compensa fazer lançamento de candidaura um ano antes, aqui no rio São Francisco.

Lula faz uma série de lançamentos ao longo desses 713 quilômetros que ele percorrerá até sexta-feira.

Enquanto dizia, tinha atrás de si os presidenciáveis Dilma Rousseff e Ciro Gomes, que, quando perguntado sobre o assunto, sorriu.

O presidente relatou ter havido um debate teórico sobre a transposição. “Mas verificamos tecnicamente que não traria nenhum problema”, assegurou.

Lula destacou que a presença de Ciro Gomes na viagem se deve à sua contribuição ao projeto de transposição na fase incial.

Lula, Wagner, Dilma e Ciro, todos com chapéu do exército para se proteger do sol e os 39ºC. Na descida para o atracadouro, Dilma não foi reconhecida por muitos populares, mas mantinha um tímido sorriso. Lula seguiu para o rio, e antes de lá chegar, passou por um corredor com cerca de 500 pessoas. Algumas delas chegaram às 8h da manhã para ver o presidente. Entusiasmados, populares gritavam. Muitos diziam:

– Tô aqui esperando meu pai.

Rita de Cássia Vieira dos Santos, beneficiária do Bolsa-Família, dizia:
– Meu Deus, cadê esse pai, que não chegue logo? Se Lula tocasse minha mão, ah oxe!, eu cairia aqui mesmo.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • outubro 2009
    S T Q Q S S D
    « set   nov »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031