out
13
Postado em 13-10-2009
Arquivado em (Artigos, Rosane) por vitor em 13-10-2009 13:39

Congresso americano: saúde domina debates
capitol

===================================================

Rosane Santana

(De Boston) – Democratas estão prontos nesta terça-feira para forcar a revisão da legislação de saúde através da influente Comissão de Finanças do Senado, mas enfrentam novos obstáculos das seguradoras aumentando a preocupação sobre o projeto de lei abrangente.

Um relatório divulgado ontem pela America’s Health Insurance Plans, um grupo comercial da indústria, disse que o projeto de lei da Comissão de Finanças imporia custos rígidos sobre os consumidores. Entre outras coisas, diz o relatório de saúde da família que uma apólice de seguro que custa hoje $ 12.300 aumentaria para 25.900 dólares, em média, até 2019, no âmbito do projeto de lei, mais do que sob a lei atual.

Com a iminente votação em comissão, os democratas da Casa Branca empurraram o assunto para trás. Eles disseram que o relatório do setor não levou em conta as outras disposições da lei – como créditos de imposto para comprar o seguro e os limites de despesas- projetado para reduzir os custos de seguro para famílias de baixa e média renda.

O senador Jay Rockefeller, da Virgínia, um democrata no Comitê de Finanças, disse que o relatório foi “enganoso e nocivo” e representa “politicagem de lucro das empresas no seu pior.”

O relatório levantou novas questões sobre a viabilidade política dos 829 bilhões de dólares em 10 anos, factura de compromisso elaborada sob a orientação do senador Max Baucus, D-Montana, presidente da Comissão de Finanças do Senado.

A votação que ocorre nesta terça-feira no senado representa um potencial ponto de virada no debate da saúde. Comissão Baucus é o último dos cinco painéis do Congresso para analisar a legislação de saúde antes de começar o debate no plenário da Câmara dos Deputados e do Senado.

O relatório do grupo da America’s Health Insurance Plans conclui que, no âmbito do plano Baucus, os custos do seguro de saúde privado aumentaria em 111 por cento durante a próxima década. No actual sistema, os custos aumentariam 79 por cento, disse o relatório.

Prémios para os indivíduos poderiam levantar-se por um extra de R $ 1.500, se o plano for implementado, segundo o relatório.

A senadora Nancy Pelosi, líder dos democratas, reconheceu ha alguns meses, que foi um erro da administração Obama não enviar uma proposta fechada ao Congresso, mas apenas idéias gerais do plano, o que enfraqueceu a posição do governo.

(Rosane Santana, jornalista, de Boston (EUA),com informações do Wall Street Journal e CNN )

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • outubro 2009
    S T Q Q S S D
    « set   nov »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031