out
09
Postado em 09-10-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 09-10-2009 09:19

Obama: vitoria retumbante!
Bobama
=================================================
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conquistou na madrugada desta sexta-feira, 9, o Prémio Nobel da Paz de 2009. Segundo as justificativas do Comitê do Nobel, a escolha do presidente norte-americano se deve aos seus “esforços extraordinários para reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre povos”.

O presidente do Comité,Thorbjoern Jagland , assinalou ainda que foi dtribuida muita importância na hora da escolha “à visão e aos esforços de Obama para um mundo sem armas nucleares”. Ao contrário do que sempre acontece nessas cisrcusntâncias, o vencedor não voi avisado em seguida à conquista, como é praxe.

O presidente do comitê observou que era madrugada em Washington na hora da escolha, Obama dormia na Casa Branca e preferiu não acorda-lo, mesmo para dar a boa notícia, que levou o porta-voz do governo a ter uma reação típica dos americanos médios: “Wow!”, vibrou o assessor, Robbert Gibbs.

Thorbjoern Jagland observou ainda que com Barack Obama os “EUA desempenham agora um papel mais construtivo na cena política internacional”.

Foi ainda assinalada importância da ação de Barack Obama nas questões ambientais e a sua “inspiração para todos os que no mundo lutam pela defesa da democracia a Direitos Humanos”.

O prêmio, talvez o mais importante do planeta, será entregue a 10 de Dezembro em Oslo, na data do aniversário da morte de Alfred Nobel. Consiste numa medalha, num diploma e num cheque de dez milhões de coroas suecas (quase um milhão de euros).

(Postado por Vitor Hugo Soares, com informações de agências européias de notícias e Radio Band News)

Be Sociable, Share!

Comentários

Regina on 9 outubro, 2009 at 23:33 #

Apoio o nosso Presidente Obama, desde suas primeiras aparicoes, sua paz emana das palavras e acoes, mas, acho que esse premio foi um pouco prematuro afinal ele ainda nao concretisou suas proprias promessas.
O fato de se premiar intencoes eh algo inovativo. Na minha opiniao esse premio foi um reconhecimento as possibilidades que o mundo anteve diante das mudancas conseguidas com a sua eleicao a Presidencia dos Estados Unidos, mas ainda ha um caminho muito longo e arduo a sua frente. De todas as maneiras sigo confiante na sua capacidade.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • outubro 2009
    S T Q Q S S D
    « set   nov »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031