out
01
Postado em 01-10-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 01-10-2009 23:29

Lula e o rei de Espanha no lobby do Mariot
rei

Deu no El Mundo (jornal de Madri)

Assinado pelo repórter Fernando Mas, o jornal espanhol publicou o seguinte texto, de seu enviado especial, que Bahia em Pauta traduziu e oferece para avaliação de seus leitores sobre as manobras olímpicas sob o céu da Dinamarca.

================================================

“O Hotel Marriot, nas margens de um dos principais canais de Copenhague, se converteu nestes tres últimos dias no centro das conspirações olímpicas. A busca e a conquista do voto definitivo é a missão de todas as delegações que buscam converter-se , na tarde desta sexta-feira, 2, na sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Os reis da Espanha, o presidente Zapatero, o ministro de Exteriores e o resto das autoridades que respaldam a candidatura de Madri se reuniram com mais de meia centena de membros do Comité Olímpico Internacional (COI) dos 106 que têm direito de decidir.

O rei Juan Carlos em uma suite. A rainha Sofia em outra. Zapatero em uma terceira. Todos no sétimo andar do Marriot. O sexto andar está reservado aos negociadores brasileiros, com Lula da Silva à frente. Os delegados que visitavam as suites do sétimo andar eram reclamados em seguida num piso mais abaixo. O tres, onde atua Michelle Obama, desenvolta primeira dama dos Estados Unidos.

No bar do hotel, no hall principal, em todo lugar se abordavam os membros do COI. Aos que se sabe que aderiram a outras candidaturas também. Assim o fez Miguel Ángel Moratinos, ministro de Exteriores da Espanha, com o israelita Gilady, voto seguro para Chicago. Mas, se cai a cidade dos Estados Unidos? Talvez opte por Madri e não se pode depreciar esta opção.

A prefeita de Madri, Esperanza Aguirre, gastou mais de uma hora com o delegado austríaco, um homem apaixonado pela Espanha.
A luta é feroz para seduzir a um membro do COI, para comprar vontades. E se faz isso de cara aberta. Exceto os que recebem, com serviço de apartamento privado, nas suites hablitadas para o mercado de votos.

Em pouco mais de 10 horas, Zapatero recebeu 10 delegados. O mesmo fizeram o rei e a rainha. E, somando, mais de 50. Disse o presidente Zapatero: «Fazer mais é impossível». Mas seguiram na Ópera de Copenhague pela noite. E seguirão até esta sexta à tarde. Até que chegue a hora de votar e as cartas sejam postas sobre a mesa”.

(Tradução: Vitor Hugo Soares)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • outubro 2009
    S T Q Q S S D
    « set   nov »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031