set
26
Postado em 26-09-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 26-09-2009 16:55

Foto da polêmica na Espanha
zapatero
===============================================
Deu no Diário de Notícias, de Portugal

O primeiro-ministro da Espanha, José Luis Zapatero, pediu à Casa Branca que retirasse do seu ‘site’ uma imagem em que apareciam as suas duas filhas menores ao lado do presiddente dos Estados Unidos, Barack Obama. A agência de noltícias européia EFE decidiu não publicar on-line outra foto e a oposição espanhola critica decisão.

O influente Diário de Notícias, de Lisboa, assinala que desde que foi eleito, em 2004, que o primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero, defende o direito à privacidade das suas filhas. Mas esqueceu-se de informar a Casa Branca, que acabou por retirar do seu site uma fotografia das jovens com os pais ao lado do casal Obama horas depois de a publicar.

Por seu lado, a agência EFE nem chegou publicar em seu site outra imagem – alegadamente após receber um aviso do Governo -, com a oposição já falando em censura.

Desde que foi eleito, em 2004, que o primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero, defende o direito à privacidade das suas filhas. Mas esqueceu-se de informar a Casa Branca, que acabou por retirar do seu site uma fotografia das jovens com os pais ao lado do casal Obama horas depois de a publicar. Por seu lado, a agência EFE, nem chegou a divulgar on-line outra imagem – alegadamente após receber um aviso do Governo -, com a oposição a falar em censura.

Os diários espanhóis ABC e El Mundo publicaram nas suas edições de ontem a imagem das filhas de Zapatero (com o rosto das menores desfocado) tirada por um dos fotógrafos da Casa Branca, mesmo depois de esta ter sido retirada do site.

A discussão que tomou conta da Espanha neste sábado é: pode Zapatero querer manter a privacidade das filhas quando as leva numa viagem oficial e se deixa fotografar num evento também oficial? Alba e Laura, de 14 e 16 anos, surgem com um visual gótico ao lado dos pais, à entrada de um jantar oferecido por Barack Obama no Metropolitan Museum, em Nova Iorque, na última quarta-feira.

Ainda antes de partir para os EUA, Zapatero tinha sido criticado pela oposição por levar as filhas numa viagem paga pelos contribuintes. “Se viaja com as filhas, deve assumir que se lhes tire fotografias”, indicou ao El Mundo o vice-secretário da Comunicação do Partido Popular, Esteban González Pons. O Palácio de La Moncloa lamentou ontem a publicação da foto, dizendo que foi a “ruptura de um acordo tácito”.

Por seu lado, a EFE fotografou as jovens durante o discurso de Barack Obama na ONU. Depois de confirmar a identidade das filhas de Zapatero, o fotógrafo enviou a imagem para Madrid. Aí, foi decidido não a colocar on-line. Os jornais diários espanhóis revelavam ontem que a agência teria recebido uma chamada do Governo nesse sentido.

Carla Bruni e o filho de Sarkozi

A EFE assegurou contudo que não houve pressão do Executivo liderado por Zapatero e que a decisão foi tomada internamente, pelo Comité da Redação, com base no seu estatuto editorial em relação à publicação de imagens com crianças. Contudo, no mesmo dia, a agência publicou uma foto da primeira dama francesa, Carla Bruni, ao lado do filho mais novo de Nicolas Sarkozy, Louis.

A discussão está lançada na Espanha: pode Zapatero querer manter a privacidade das filhas quando as leva numa viagem oficial e se deixa fotografar num evento também oficial? Alba e Laura, de 14 e 16 anos, surgem com um visual gótico ao lado dos pais, à entrada de um jantar oferecido por Barack Obama no Metropolitan Museum, em Nova Iorque, na última quarta-feira.

Ainda antes de partir para os EUA, Zapatero tinha sido criticado pela oposição por levar as filhas numa viagem paga pelos contribuintes. “Se viaja com as filhas, deve assumir que se lhes tire fotografias”, indicou ao El Mundo o vice-secretário da Comunicação do Partido Popular, Esteban González Pons. O Palácio de La Moncloa lamentou ontem a publicação da foto, dizendo que foi a “ruptura de um acordo tácito”.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2009
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930