set
25
Postado em 25-09-2009
Arquivado em (Artigos, Multimídia, Vitor) por vitor em 25-09-2009 19:36


=================================================
Vinte e cinco de setembro. Nesta data comemora-se o Dia do Rádio no país. Na verdade, a celebração está associada ao dia do do “Pai do Rádio Brasileiro”, Roquete Pinto, que em 1923 fundou a primeira emissora de rádio do Brasil, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

Antes , porém, em 1922, foi realizada a primeira transmissão radiofônica , durante o centenário da independência . Na época, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, para a veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa.

Raros meios de comunicação, desde sua origem, tem tido tão profunda ligação com o povo deste país – cada um do nós tem uma bela de amor ao rádio para contar – que este festejado hoje. Mas isso exigiria muitas linhas para contar, na infância, na juventude ou na velhice. Quem quiser que conte a sua no espaço de comentários deste site-blog.

Agora é hora de festejar a data com uma música-simbolo . Aí vai “Cantores do Rádio”, com Chico, Nara e Bethania. Um vídeo retirado de “Quando o Carnaval Chegar”, filme de 1972, roteiro e direção de Cacá Diegues com Chico Buarque, Maria Bethânia, Nara Leão, Hugo Carvana e o baiano Antonio Pitanga.

Viva o Rádio.

(Vitor Hugo Soares) .

Be Sociable, Share!

Comentários

Regina on 26 setembro, 2009 at 0:08 #

O radio ainda faz parte de nossas vidas apesar do computador, aliaz mudou com ele, hoje eu posso sentada em frente do meu computador na California sintonisar as radios de qualquer parte do mundo. Que beleza!
Ai me lembrei de um caso que liga essa “comentarista” e o Sr. Editor desse site blog que, aqui pra nos, eh meu querido irmao.
Quando eu me mudei para os USA, ha mais de 37 anos, numas das minhas primeiras visitas de volta a “Boa Terra” eu perguntei a Hugo oque ele queria daqui. A resposta foi instantanea: Um radio com ondas curtas, pra pegar ate Cuba!
Eu procurei o melhor, um Grundig alemao, o que tinha de pequeno tinha de potente. Nunca vi ningem tao contente com um presente quanto o meu irmao e nao duvido que ele ainda o tenha na sua cabecera.


vitor on 26 setembro, 2009 at 0:43 #

O Gruding tenho ainda guardado na gaveta da cômoda, mas tomou uma queda e perdeu força. Segue sendo uma beleza como design. DE volta de uma viagem comprei no free-shop um ondas curtas tão pequeno, bonito e potente quanto o Grunding alemão. Fica em minha cabeceira mesmo e o escuto todas as noites antes de dormir.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2009
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930