set
22
Postado em 22-09-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 22-09-2009 11:40

Policia em Teguccigalpa ataca…
Hondur
…Seguidores do presidente Zelaya
Tegu
=================================================

A União Europeia pediu nesta terça-feira (22) a todas as partes envolvidas na crise política de Honduras para que “se abstenham de qualquer ação que possa fazer crescer a tensão e a violência”. Analistas europeus interpretam a atitude da UE como um recado para o líder deposto, Manuel Zelaya, que regressou de surpresa ao país, e apelou ao exército de seu país que “vire as armas contra os inimigos do povo”.

Deposto por um golpe militar em 28 de Junho, Zelaya ingressou clandestinamente em Honduras, refugiando-se na embaixada do Brasil, em Tegucigalpa. O líder deposto regressa num momento crucial, em vésperas do início da Assembleia Geral da ONU, que deverá começar amanhã em Nova Iorque.

“As forças armadas devem voltar as armas contra os inimigos do povo, não contra o povo”, disse Zelaya. O líder interino, Roberto Micheletti, decretou imediatamente um toque de recolher obrigatório, anunciou o fechamento dos aeroportos e exigiu ao Brasil a entrega de Zelaya para que este seja julgado.

Se a União Europeia apelou à calma, os EUA apressaram-se a reagir pela voz da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, que afirmou que o regresso de Zelaya é uma hipótese para pôr fim à crise. Algo que nem a mediação do prémio Nobel da Paz de 1987, o Presidente da Costa Rica Óscar Arias, conseguiu até ao momento.

LONGA VIAGEM DE VOLTA

Numa entrevista coletiva na embaixada brasileira, Zelaya contou que regressou ao país após uma longa viagem de 15 horas e repetiu a sua vontade de regressar ao poder: “A minha posição é a seguinte: a pátria, a restituição do poder ou a morte.”

Zelaya foi deposto pelos militares na madrugada do dia em que iria realizar um referendo constitucional, no qual questionaria a população sobre a hipótese de candidatar-se a um novo mandato.

(Postado por Vitor Hugo Soares, com informações de rádios européias e do Diário de Notícias, de Portugal, edição on-line)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2009
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930