set
21
Postado em 21-09-2009
Arquivado em (Artigos, Eventuais) por vitor em 21-09-2009 14:45

Zé Celso Martinez, em cena de Hamlet
Zécelso

Deu no Terra Magazine

Uma das personalidades mais importantes do teatro brasileiro. Zé Celso Martinez Corrêa dispensa comentários, mas vamos lá. Diretor, ator e dramaturgo, ele está em cena desde a década de 50. Nos anos 60, liderou o Teatro Oficina – grupo amador formado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi ali, no Largo de São Francisco, que se formou o Oficina. Hoje, um templo de cultura em São Paulo, que dali tem expandido raios iluminados para o país inteiro, incluindo a Bahia.
Inovador, contestador e originalíssimo, ingredientes indispensáveis para quem sonha com um país melhor, Zé Celso, hoje com 70 anos, esbanja vigor e muita disposição para seguir realizando em prol da arte no Brasil. Dirigindo, adaptando ou colaborando, ele trabalhou com nomes como Augusto Boal, Raul Cortez, Bete Coelho, Chico Buarque, William Shekespeare, Nelson Rodrigues, Bertold Brecht, Gorki, Amir Haddad, Sartre, entre tantos outros.
É dele o polêmico (como sempre) manifesto publicado originalmente no site do grupo Oficina, com autorização para reprodução na revista digital Terra Magazine e que também Bahia em Pauta leva a seguir aos seus leitores.
( Maria Olívia e Vitor Hugo Soares)

==================================================

PLEBISCITO

José Celso Martinez Corrêa

Quando soube da candidatura de Marina Silva fiquei muito feliz. Sou admirador de suas lutas pela AMAzônia mas quando li uma reportagem sobre sua posição, pirei:
Criacionista, admite que Darwin deva ser ensinado nas classes mas juntamente com a BíBlia; contra o aborto e contra as pesquisas com células tronco e em religião não acredita na biodiversidade dos deuses, é monoteísta, evangélica!, causadora junto com outros monoteísmos de tanta guerra e terrorismo no mundo. Religiões que partem da idéia estúpida de que há somente uma verdade, a sua.
Se é para se ensinar a mitologia cristã da origem do homem na Bíblia vamos também fazer os alunos conhecerem os mitos e ritos indígenas, africanos, budistas, da arcaica e riquíssima Grécia, que narram a origem do homem. Como uma ecologista do Amazonas não pode ter percebido a riqueza imensa das religiões de origem Tupy!!!?
Quanto ao aborto, as brasileiras e também os brasileiros tem que ser os donos de seu próprio corpo. O Estado não tem que se meter. Isto é nazismo.
Nós precisamos nos desenvolver nesta maravilha que são as pesquisas sobre as células tronco. É sintoma de maior atraso, que pensei ser defendido somente por idiotas como Bush, e caí de quatro quando uma defensora da vida declara esta posição.
Vi no Jornal do Brasil, em uma pesquisa, que se Lula fosse candidato teria a a maior votação, em 1º Lugar, líder absoluto com 21,9% de votos e Serra em 2º lugar com apenas 7%.
Está claro que o povo de que faço parte quer a continuação deste governo que trouxe ascensão social da base da pirâmide, abriu-se para todo o mundo inaugurando uma política internacional de solidariedade e Lula tornou-se, por isso, como declarou o presidente Obama, o político mais popular do mundo, que fez criar-se um Ministério da Cultura com o divino Gil e o maravilhoso consolidador, o ecologista Juca Ferreira. A Polícia Federal, pelos poderes humanos como o do policial Protógenes, apesar de todos os panos quentes dos que não tem o espírito da res-pública, da coisa comum, tem conseguido trazer à tona toda a corrupção. A liberdade de manifestação no Brasil é completa, apesar de juízes como o que proibiu o jornal Estadão, darem os toques que indiciam a ditadura que paira ainda das oligarquias familiares no Brasil e que Lula tem sabido até usar para poder governar.
Se no Peru, na Venezuela, por razões democráticas diferentes, fazem-se plebiscitos para que governos que estão dando certo para a maioria permaneçam, porque não iniciarmos um movimento por um plebiscito para que Lula, atendendo à voz da democracia VIVA não formol-lizada, triunfe?
Amor Ordem e Progresso.

José Celso Martinez Corrêa é Presidente da Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona. Em outubro, retorna a São Paulo com “Cacilda!!”. Artigo também publicado no site do Teatro Oficina.

Be Sociable, Share!

Comentários

Marcos Vinícius on 21 setembro, 2009 at 15:00 #

Zé Celso Martinez Corrêa é o cara do Teatro brasileiro. Sempre polêmico, mas lúcido como poucos neste patropi. Parabéns ao Bahia em Pauta por nos proporcionar a leitura de textos tão bons.


Jovino Pereira on 21 setembro, 2009 at 18:26 #

APOIADO… com Dilma para vice.


Martinez Correia on 21 setembro, 2009 at 18:50 #

Sr. José celso, compartilho, em boa parte, da sua opinião. Porém, com ressalvas: o Sr Lula não está deixando chance para que as pessoas ascendam socialmente, mesmo pelo trabalho, não pela corrupção. Sabe porque? Tudo, mas tudo, mesmo, está sendo entregue aos grandes grupos capitalistas que monopolizam, até, o setor de serviços. Como, então, está havendo crescimento de renda? Claro, para quem não ganhava nada, não se criou novas riquezas, mas se distribuiu as migalhas que sobraram do pouco que não interessa aos donos do dinheiro, sejam grupos nacionais ou internacionais!
dentro em pouco, vai se ver o resultado!
Quanto à reeeleição, não tenha dúvida, Lula na cabeça. No máximo, o Sr. Ciro que pode não ser santinho mas que é bem articulado política e intelectualmente, e tem uma língua afiadíssima!!!!!!
E Dª Marina, hein?, quanta decepção. Apesar de seu ferrenho admirador, perdi todo o encanto quando soube de sua, no mínimo, triste opção pelas seitas evangelçicas, exemplos de prepotência, arrogância e obscurantismo, primeiro passo para se impregnar as massas das noções de um fascismo torpe; e pensar que sua origem está ligada à ala progressista da Igreja Catolica, através de suas Comunidades de Base!
Sabe-se muito bem que estes movimentos começaram a ser financiados na era Reagan a fim de enfrentar a Teologia da Libertação das Américas e exercer um contrôle sobre os segmentos mais carentes da população, sabedores que sempre foram de que a expansão do neo-liberalismo iria gerar um aumento gigantesco da pobreza no mundo e precisava-se acusar alguém da culpa, neste caso o CAPETA, o TINHOSO, o DEMO e não os Daniel Dantas e os Edyr Macedo, principalmente gente como este último, tão esperto que causa a dor e, ainda, aparece como o salvador!


Nilson Moura Messias on 21 setembro, 2009 at 22:09 #

Pô, este cara é demais! Deixem que o povo decidam. Celso, a Marina faz parte da articulação de serra, tucanos e da mídia golpista..


rosane on 21 setembro, 2009 at 23:05 #

Sobre Marina Silva, assino embaixo. Sua candidatura e uma barca furada e suas ideias estao na contramao da inteligencia e do bom senso.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2009
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930