set
14
Postado em 14-09-2009
Arquivado em (Municípios, Newsletter) por vitor em 14-09-2009 08:48

Provadores em ação no Vale
avaliaçãvinhoso
===================================================

GRAZZI BRITO

JUAZEIRO (BA) – Aconteceu entre os dias 10 e 12 deste mês em Petrolina, pela primeira vez no Vale do São Francisco, o Concurso Internacional de Avaliação de Vinhos. Dez jornalistas brasileiros e oito estrangeiros, de países como Inglaterra, Bélgica, República Tcheca, Argentina, Itália, Alemanha, Portugal e Estados Unidos provaram e analisaram amostras de vinhos finos (tintos, brancos, rose e espumantes) de 42 vinícolas brasileiras e 40 destilados (cachacas, grappas e conhaques) de 12 empresas, também do Brasil.

De acordo com Eduardo Viotti, a escolha da região como sede do Concurso foi devido às suas peculiaridades. “Para se produzir vinhos, precisamos apenas de um bom solo e bastante sol, algo encontrado aqui durante todo o ano. Além disso, trata-se da segunda maior região produtora do país, com vinhos de qualidade ascendente. O Vale possui um grande potencial que precisa apenas de um empurrãozinho para despontar em todo o mundo”, disse.

Para o enólogo, o Vale já caiu no gosto dos estrangeiros. “Eles ficam maravilhados tanto com a nossa produção quanto pelo clima e beleza naturais encontrados na região. Como jornalistas, divulgarão suas opiniões positivas em seus países – que é o grande intuito desse Concurso, ser uma ferramenta de marketing para as empresas participantes”, declarou Viotti.

Cada vez mais o Vale do São Francisco vai se consolidando como um dos roteiros obrigatórios da produção de vinho.É a única região do mundo em que se produz duas safras por ano. Todas as vinícolas do Vale tiveram exemplares inscritos no Concurso Mundial. Algumas empresas, inclusive, estão participando pela primeira vez da competição. “Há uma grande expectativa entre as vinícolas da região”, revelou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos de Petrolina Domingos Sávio, que prevê grande visibilidade para o Roteiro do Vinho – Vale do São Francisco após a realização do Concurso.

O evento teve o apoio do Concours Mondial Bruxelles, do Programa Exporta Brasil, do Instituto Brasileiro do Vinho, da Vinhovasf, do Sebrae e da Prefeitura Municipal de Petrolina. O corpo de jurados organizado pela Vino Press internacional, empresa belga.

Grazzi Brito, jornalista, mora em Juazeiro da Bahia, região do Vale do São Francisco

Be Sociable, Share!

Comentários

Daniel on 14 setembro, 2009 at 13:05 #

Ja ta na hora de olharmos para nossas riquezas e o que estamos produzindo, ja experimentei o vinho do Vale São Francisco e sei que é muito bom com preço acessível. Podemos deixar os chilenos de lado e prestigiar um pouco a o que nossa terra produz.


Laura on 14 setembro, 2009 at 13:07 #

Ai que delícia Grazzi, em minha próxima visita a Juazeiro e Petrolina vou fazer questão de experimentar o vinho do Vale São Francisco. Até.


Grazzi on 24 setembro, 2009 at 17:33 #

Eu concordo com Daniel.
Laura, você já não vem por aqui há algum tempo, quem bebe da agua do São Francisco não demora voltar….rsrsrsrs…saudades!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2009
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930