set
11
Postado em 11-09-2009
Arquivado em (Artigos, Multimídia, Regina) por vitor em 11-09-2009 00:30

=======================================================
ARTIGO/AMÉRICA HOJE

SINAL DOS TEMPOS

Regina Soares

Numa extraordinária quebra do decoro parlamentar, um legislador Republicano, Joe Wilson, gritou “mentira”, interrompendo o discurso do Presidente Barack Obama na reunião conjunta na noite de ontem, quando este se empenhava em convencer a bancada legislativa e o povo americano da importância e necessidade de uma reforma no plano de saúde na Nação Americana.

O chamado de desculpas não se fez esperar e hoje de manha, Rahm Emanuel, chefe da casa civil (White House Chief of Staff), recebeu no lugar do Chefe da Nação, os pedidos de perdão. Enquanto isso, o site na Web do legislador Wilson e o seu Twitter sofreram um acesso brutal que os levaram a parar. “ Esta noite eu deixei minha emoção tomar conta de mim”, tratou de explicar a quebra de protocolo e boas maneiras durante a visita presidencial ao fórum de uma cessão conjunta do Congresso.

O protesto de Wilson paralisou Republicanos e Democratas, Vice Presidente Biden, a presidente da câmara Nancy Pelosi, a primeira dama Michelle Obama que cobriu a boca e abanou a cabeça em descrença, e milhões de surpresos telespectadores, e até o próprio presidente que precisou de alguns segundos para recuperar o fio da meada. A acusação de mentira veio como uma reação a afirmacão do presidente de que a intenção de cobrir todos os americanos sob o novo plano de saúde não incluiria imigrantes ilegais.

Enquanto o novo projeto que atende aos cuidados de saúde proíba servicos aos ilegais, não há uma provisão que autorize os provedores desses serviços examinar o status residencial, legalidade de visto, etc, sem o acesso a essas informação, não há como poder separar imigrantes legais dos ilegais e os criticos do novo plano acreditam que ilegais receberiam tratamento medico coberto pelo plano publico.

O comportamento do legislador republicano foi algo nunca visto numa reunião conjunta do congresso com a presença do presidente como convidado do Congresso e Senado, quando todos se reúnem para mostrar ao mundo sua “melhor cara” e seu grau de civilidade. Seriam sinal dos tempos que vivemos ou os gringos estão aprendendo com o mundo?

Regina Soares , advogada, mora em Belmont, na área da Baia de San Francisco, Califórnia (USA)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2009
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930