set
09
Postado em 09-09-2009
Arquivado em (Municípios, Newsletter) por vitor em 09-09-2009 13:43

Fé em Juazeiro
grotas

===================================================

GRAZZI BRITO

JUAZEIRO (BA) – Milhares de católicos lotaram a praça Imaculada Conceição, ontem (08) em Juazeiro, para uma missa campal onde renderam homenagens a Nossa Senhora das Grotas, santa padroeira da cidade. A procissão que trazia a imagem da santa saiu do bairro João XXIII às 16h chegando à praça por volta das 18h.Entre os participantes da procissão e da missa para a santa católica, o prefeito comunista da cidade, Isaac Carvalho, do PC do B.

Muitos dos fieis que acompanharam a procissão vinham descalços pagando promessas por alguma graça alcançada por intermédio da santa, como a aposentada Francisca Cândida de 64 anos. “Cheguei em Juazeiro há dois anos, na primeira vez em que entrei nessa igreja fiz um pedido e fui atendida, pedi pela minha saúde e me sinto curada, fiz a promessa de acompanhar a procissão descalça até quando não puder mais andar”, conta emocionada.

A procissão contou também com a participação do prefeito Isaac Carvalho, entre outras autoridades e políticos da região. A missa foi celebrada pelo Bispo de Juazeiro Dom José Geraldo da Cruz, que não se agradou da quantidade de barracas de lanches e brinquedos para a criançada instaladas na praça, segundo ele tomando o lugar dos fieis. “Precisamos olhar com mais carinho para essa praça que também é patrimônio da igreja”, disse o Bispo.

A SANTA E A BARONESA – A padroeira de Juazeiro recebeu o nome de Nossa Senhora das Grotas quando um índio a encontrou em uma grota e logo se deparou com um vaqueiro que, também, mostrou-se confuso diante daquela imagem. Levaram-na para um franciscano, que lhes explicou todo o mistério daquela bela peça trabalhada em madeira. Juntos mostraram a imagem da Santa a uma baronesa que morava aqui. A notícia espalhou-se por toda a vizinhança e os fiéis vinham em romarias conhecer a Santa.

Em 1710, os franciscanos construíram de alvenaria uma igreja no local da aparição da imagem e Nossa Senhora das Grotas passou a ser a Padroeira do município de Juazeiro.

Grazzi Brito, jornalista, mora em Juazeiro da Bahia, no Vale do São Francisco.

Be Sociable, Share!

Comentários

Omar Babá Torres on 11 setembro, 2009 at 14:26 #

Agora complicou de vez!
O Prefeito Isaac, neófito em política (qualquer tipo dela), de família agricultora com fortes ideiais burgueses; um dos maiores empresários do agronegócio do Vale do São Francisco, é chamado de comunista! Só falta ele confirmar com a frase: Sou comunista, sim, graças a Deus! Alguém já ouviu a opinião do sr. alcaide sobre Marx, Engels, Lenin, Trotsky, Mao e outros tantos teóricos e executantes da doutrina comunista? Que princípios, pelo menos socialistas, ele aplicou ou aplica na sua vida privada ou na sua administração? Todos nós sabemos que houve somente conveniencia eleitoral. Antes de se avermelhar ele quase amarelou ou esverdeou.
Em respeito, pelo menos, aos grandes e valorosos velhos comunistas de Juazeiro, na pessoa do eterno pequeno grande homem Saul Coriolano Rosas, não tripudiem com quem já sofreu tanto com o fim da União Soviética, da China revolucionária, com o insano bloqueio a Cuba e outras tantas experiencias que a humanidade um dia lamentará não ter contribuido para aprimorar.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2009
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930