Harvard: “lugar apaixonante”
================================================
373 anos de uma legenda do saber
Rosane Santana
(De Boston (USA))- A Universidade de Harvard, a mais antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos, completa hoje, 8 de setembro, 373 anos. Está localizada na pequena cidade de Cambridge, separada de Boston ( capital de Massachusetts), pelo Charles River. Por aqui passam, todos os anos, cerca de 20 mil estudantes estrangeiros e centenas de turistas curiosos de conhecer os prédios da universidade, espalhados por toda a cidade. São dezenas de bibliotecas, livrarias, cinema, teatro, museus e loja de souveniers comercializados com a marca Harvard.
Não é exagero afirmar que a Universidade de Harvard é o sonho de consumo de todo estudante americano e, por que não dizer, do Planeta (cientistas, pesquisadores e alunos de graduação), pelo que a instituição oferece enquanto espaço para geração de ciência, novas tecnologias e formação de lÃderes. Nas ruas e no campus se fala e se ouve uma profusão de lÃnguas, mas há uma unidade de espÃrito quando o assunto é a busca do conhecimento, aquilo que os gregos acreditavam ser a aspiração maior do ser humano.
A legendária universidade, falada em dezenas de filmes e livros, ocupa o topo do ranking das melhores do mundo, com patrimônio avaliado em cerca de 30 bilhões de dólares (doações de ex-estudantes e empresas), e tem entre os seus ex-alunos oito presidentes (John Adams, John Quincy Adams, Theodore and Franklin Delano Roosevelt, Rutherfor B. Hayes, John Fitzgerald Kennedy, George W. Bush e Barack Hussein Obama), mais de 40 prêmios Nobel e o homem mais rico do mundo, Bill Gates.
Em Harvard há uma soma de tudo que faz uma grande universidade, além de dinheiro, é claro: liberdade de ação, respeito à diversidade e estÃmulo à formação de pensamento crÃtico voltados para a pesquisa e geração de conhecimento.
Há inteligência, delicadeza e inspiração por toda parte, que fazem dessa universidade um lugar apaixonante.
Rosane Santana, jornalista, mestre em História pela UFBA, mora em Boston e estuda em Harvard