set
02
Postado em 02-09-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 02-09-2009 18:18

Protógenes: intimação da PF e PC do B/Hermano Freitas-Terra
intimação
============================================
Deu no Terra Magazine

A revista digital Terra Magazine acaba de postar um dos textos mais expressivos como informação jornalística, e seguramente o mais delicioso e inteligente divulgado em blogs e sites da internet até aqui sobre os bastidores da entrevista coletiva de Protógenes Queiróz, na tarde desta quarta-feira,2, em um hotel no centro de São Paulo. O delegado da PF anunciu a sua opção partidária pelo PC do B, que será completada no dia 7 de setembro, com a assinatura da ficha de filiação.

Bahia em Pauta reproduz a seguir o texto do repórter baiano. Bravo, em nome do jornalismo de verdade! (Vitor Hugo Soares, editor do BP)

———————————————————
CLAUDIO LEAL

Protógenes Queiroz se dirige ao centro de São Paulo, quando a informação o alcança, pelo telefone: um carro da Polícia Federal está parado em frente ao Hotel São Paulo Inn, nas bordas do Viaduto Santa Efigênia. Num sofá preto, o agente da PF, Luis, observa as paredes, o murmúrio dos repórteres, e se agarra ao celular, como quem alivia o ócio: “Estou aqui esperando o Protógenes…”. Repousados no braço do móvel, os papeis da notificação.

A poucos minutos de anunciar sua filiação ao PCdoB, o delegado para o carro num restaurante da avenida Ipiranga. Tempo do petisco. O agente Luis não está mais na antessala do hotel no momento em que Protógenes, armado com o livro “No Caminho, com Maiakóvski” (de Eduardo Alves da Costa), desce do carro. Informado pelos jornalistas sobre a impaciente visita, o delegado percorre as dependências para encontrar Luis, o estafeta.

– Você me procura?

– Sim, doutor – diz o agente da PF, resfolegado.

Ele robustece o bolo de papeis com mais faxes, expelidos de última hora – desde Brasília – para a máquina do hotel. Tem mais. Luis volta do aparelho de fax com outras atas e notificações. Delicado, pede ao colega para assinar, mas se incomoda com os fotógrafos.

– Odeio foto, tá dotô?

– Eu também… – rebate Protógenes, um tantinho solidário.

Os dois se acomodam numa mesa circular. Alertado, o agente se apressa para buscar mais documentos dos processos administrativos-disciplinares que correm contra o delegado responsável pela deflagração da Operação Satiagraha, em 2008.

– O voo tá rápido, hein? – brinca o delegado, ironizando a velocidade do andamento dos processos. Protógenes completa: – Brasil, mostra tua cara.

O agente eleva a delicadeza.

– Doutor, o senhor põe um telefone aí?

– Está no meu processo – avisa o delegado. – Eles têm o número dos meus advogados. De delegado a tocador de atabaques… É a primavera…

No impulso das assinaturas, ele demonstra supresa, ao folhear uma notificação ainda quente:

– Desarquivaram o caso Paulo Maluf! Chegou agora pelo fax do hotel… O caso Maluf… – e sorri.

Sobraçando as assinaturas, o agente da PF recebe um telefonema.

– Parabéns! – Luis balança a cabeça e reverbera o que ouve na linha: – Eles me deram parabéns!

Protógenes entrega os últimos vistos, e tranquiliza:

– Você está apenas cumprindo seu papel, não se preocupe.

– Boa sorte, fica com Deus. Obrigado, doutor! – despede-se Luis.

O delegado da Satiagraha atravessa a porta giratória, no rodopio para o discurso, o PCdoB, os flashes, a coletiva à imprensa.
===========================================
Leia informações completas sobre Protogenes Queiroz no PC do B em Terra Magazine ( http://terramagazine.terra.com.br)

Be Sociable, Share!

Comentários

Graça Azevedo on 3 setembro, 2009 at 12:25 #

Cláudio você é um JORNALISTA (com todas as maiusculas)!
Um abraço
Gal Azevedo


carlos volney de souza sampaio on 3 setembro, 2009 at 23:51 #

Bravo. Claudio Leal é daqueles raros – “fina flor” do jornalismo. Tenho o privilégio de conhecer de perto seu talento e seu caráter. Quanto ao delegado Protógenes, nenhuma surpresa, será cada vez mais perseguido. Que não lhe façam o que fizeram a Toninho do PT e Celso Daniel.


Olivia on 5 setembro, 2009 at 10:00 #

Nada a acrescentar, Claudinho Leal dispensa comentários, é minha, é nossa jóia rara. Quanta sabedoria…e o danadinho estava ao meu lado…


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2009
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930