ago
30
Postado em 30-08-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 30-08-2009 12:31

Yukio: vitória arrasadora
japão
==============================================

Adeptos do Partido Democrático japonês, oposição, de Yukio Hatoyama, já estão festejando em Tokyo e nas principais cidades do país asiático, neste domingo (30), uma bitória histórica. Com aplausos e gritos de “banzai” (“longa vida”) celebram antecipadamente o triunfo nas eleições gerais no Japão, que as pesquisasd de boca de urna indicam será por maioria absoluta.

Segundo as principais agências de notícias e cadeias de televisão que acompanham o andamento do pleito japonês, com a tradicional saudação de agradecimento usada no Japão e de mãos para o alto, os candidatos do principal partido da oposição ouviram os primeiros resultados favoráveis das sondagens, divulgados pelos meios de comunicação.

Os veículos de comunicação no Japão são praticamente unânimes ao anunciar neste domingo a derrota fragorosa do Partido Liberal Democrata (PLD), de Taro Aso, há mais de 50 anos no poder. As pesquisas de boca de urna, segundo as edições on-line dos principais jornais europeus indicam que o Partido Democrático (PD) conquista 300 deputados na Câmara Baixa do parlamento, muito acima dos 241 necessários para a maioria absoluta.

Cerca de 104 milhões de eleitores japoneses votaram neste domingo emn um pleito considerado histórico, se se confirmar a derrota dos conservadores, na liderança da segunda maior economia do mundo há mais de meio século. O PDL manda no país desde 1955, com excepção de um breve período de dez meses na década de 90.

Vitória para festa de levantar poeira no japão inteiro.

(Postado por Vitor Hugo Soares, com informações de agências internacionais de notícias, emissoras de rádio e edição on-line do jornal Diário de Notícias, de Lisboa)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos