ago
25

Governador Wagner em Jequié…
wagner
…e a presença de Wally
salomão
=================================================

O encenador teatral Gerald Thomas escreveu de Nova Iorque, uma semana depois do falecimento prematuro do mordaz , criativo e sempre polêmico poeta e compositor baiano Wally Salomão: “Não consigo imaginar que ele tenha morrido”.

Se estivesse em Jequié na segunda-feira (24), dia em que a cidade recebeu a visita do governador Jaques Wagner, para a aula magna da universidade da terra de Wally (que deveria ter sido ministrada pelo secretário da Saúde, Jorge Solla, mas foi abreviada por um protesto dos estudantes de Odontologia contra a falta de incentivo do estado ao curso local), Thomas teria tido a oportunidade de verificar como suas suspeitas ainda têm sentido.

Wally Salomão, ou o seu espírito, parecia andar solto, invisivelmente, pelo auditorio da universidade batizado com o nome do poeta. O governador e o secretário foram surpreendido pela agitação no salão, no protesto chamado de “silencioso” dos estudantes fantasiados de palhaços, com nariz e tudo. O jornalista Ary Moura registra, em seu blog, que o auditório parecia desfavorável principalmente para a aula de Solla. Tanto que o secretário, anunciado pelo cerimonial, mal fez uso da palavra, diante da reação da moçada indócil.

“Quem falou por mais de 25 minutos foi o governador Jaques Wagner que brincando com os alunos de odontologia disse que deveriam bater palmas para os alunos de medicina. Terminou levando uma vaia…”, conta Ary, no blog.

Sobre Wally Salomão escreveu Gerald Thomas: “Não me lembro bem se foi Rudolph Steiner ou Wilhelm Reich que dizia que um bom poeta precisava comer e trepar com seu meio ambiente, não poupar ninguém, regurgitar tudo, e cuspir aquela antropofagia de volta em sua arte. Wally Salomão era isso, e mais alguma coisa”. Os fatos da segunda-feira na terra do ator de “Vapor Barato” dão o que pensar.

Morto Wally Salomão? Quem pode acreditar?

( Vitor Hugo Soares, editor)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos