ago
24
Postado em 24-08-2009
Arquivado em (Artigos, Eventuais, Multimídia) por vitor em 24-08-2009 16:32


=============================================
Getúlio: decisão extrema
Vargas
===================================================

OPINIÃO

55 anos sem Getúlio Vargas

Christopher Goulart*

A data de 24 de agosto torna obrigatória a formulação de algumas reflexões políticas, num país cada vez mais descrente em relação aos seus políticos. Afinal, há 55 anos, um único tiro de revólver calou a toda uma oposição raivosa, amparada por amplos setores das forças armadas do país, que exigiam a deposição imediata do maior estadista de toda a história brasileira. Com 72 anos de idade, no ano de 1954, o líder inconteste da Revolução de 30 colocou fim a sua vida, adiando um golpe de Estado que se concretizaria 10 anos depois, quando seu herdeiro político João Goulart sofreu na pele a mesma implacável perseguição na quartelada de 64.

Getúlio Vargas, o homem que ao longo de sua vida oscilou entre as extremidades do amor e o ódio, entre as elites e os pobres, encontrou no gesto extremo do suicídio a solução para que o país não fosse tomado pelas ideias liberais da UDN, do governador da Guanabara Carlos Lacerda. Na prática, presidente Vargas postergou o golpe dos grupos econômicos e financeiros internacionais, aliados a grupos nacionais, revoltados contra o regime de garantia do trabalho, e contra a independência do povo brasileiro.

Mas quem é este homem, acusado de ditador no Estado novo, mas que voltou à Presidência da República nos braços do povo, eleito pelo voto, derrotando o brigadeiro Eduardo Gomes em 1950? Este homem, que há 55 anos deixava a vida para entrar na história, é nada menos que o criador do moderno Estado Brasileiro, é o líder que pôs um fim à política de oligarquias da República Velha, e é o presidente a quem o Brasil deve a criação da Consolidação da Legislação Trabalhista. Pouco ainda? O gaúcho de São Borja fomentou a industrialização brasileira, dobrou o salário mínimo, proposto por seu ministro de Trabalho Jango, criou a Petrobras, e Eletrobrás, obras que causaram uma onda de agitação em seus opositores.

Seu legado de luta contra qualquer forma de espoliação das riquezas da nação, de luta pela libertação do trabalhador brasileiro, a favor da pátria soberana, continua aceso. Não faz muito tempo, houve até o esforço inútil de um presidente da República em acabar com a era Vargas. Porém, o sacrifício do mestre Getúlio está marcado eternamente na alma da população do Brasil, e seu sangue continua correndo nas veias dos seus seguidores. Viva Getúlio Vargas!

*Advogado, neto de Jango

Be Sociable, Share!

Comentários

Margareth on 24 agosto, 2009 at 23:35 #

Para os que continuam a dar as costas para nossa hist[oria, GET[ULIO atrav[es da campa do ouro, acabou com a divida externa do nosso Brasil, isso mesmo. Chamou as ruas todo povo brasileiro que pudesse ajudar doando algo de ouro. Pasmem nada ele roubou, nada ele permitiu que fosse tirado do nosso povo. Realmente ele deixou a vida para entrar para historia, politicos como ele nao encontramos masi INFELIZMENTE….


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos