ago
21
Postado em 21-08-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 21-08-2009 00:14

Michille Obama: “pernas demais?”
Obama
=========================================

Deu nos jornais

Agosto, 20, do verão americano de 2009. A primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, foi fotografada descendo do avião governamental Air Force One, vestindo bermuda e exibindo um vistoso par de “musculosas e volumosas coxas”, segundo as definições mais comuns na midia.

Pronto, estava estabelecida a polêmica! Jornais, radios e televisões, de ponta a ponta dos Estados Unidos, não falam em outra coisa, como revela o interessante e revelador texto produzido em Miami pelo repórter Manuel Aguiléra Cristóbal, publicado pelo jornal de Madri, El Mundo, que o Bahia em Pauta reproduz a seguir, para que seus leitores. (Vitor Hugo Soares)

==============================================

El Mundo – Manuel Aguilera Cristóbal

20 de agosto de 2009.- Pode ser fruto da falta de informações relevantes inerente à temporada de verão (nos EUA). Pode ser fruto da derivação para o espectáculo e a frivolidade dos informativos da televisão. Pode ser uma consequência do chamado jornalismo cidadão em que a maioria impõe o que é notíciável sem ter em conta nenhum manual ético nem profissional.

O que está claro é que aqui estamos falando das bermudas curtas da primeira dama do país mais poderoso do mundo e de suas volumosas e musculosas coxas. É apropriado que Michelle Obama exiba mais perna que o devido?

Esta é a pesquisa por excelência de todos os veículos de comunicação de ponta a ponta dos Estados Unidos. Nos meios anglos e nos hispanos. Na imprensa, no rádio e na trelevisão. O ‘Today Show’, un conhecido programa matinal da NBC, também levantou a questão e ao menos a resposta é animadora. Porque dentro do delírio que é propor a questão, 83% dos que opinaram apostam para que Michelle Obama faça o que lhe der vontade e utilize a roupa que considere mais conveniente durante suas férias.

Julia Guerra, estilista e designer de Miami, crê que a Michelle Obama não se deve comparar com outras ex-primeiras damas como Laura Bush ou Jackie Onassis. “Ela não está nem aí para o glamour de algumas de suas antecessoras. A imagem de Michelle Obama que me parece perfeita é a imagem da gente normal. Com a quantidade de problemas econômicos e sociais que existem, a ela satisfaz exibir uma imagem de pessoa normal da rua”.

O site HuffingtonPost.com promoveu também uma pesquisa em que a pergunta é se é correto que a mulher do presidente Barack Obama mostre tanto suas pernas. “Alguém imagina Laura Bush ou Patrícia Nixon de shorts?”, se perguntam. O veículo, de tendência conservadora, arremata: “Sem dúvida , Michelle tem formosas pernas, mas é apropriado que ela as exiba em seu papel de primeira dama?”.

O debate, em minha opinião, ainda que especialistas em marketing político, estilistas e experts em protocolo tentem, não há como contê-lo por vários motivos.

1-É claramente machista. Seria impensável uma mobilização parecida si quem usasse a bermuda curta fosse o marido de Angela Merkel (primeira ministra da Alemanha).

2-É uma consequência da ditadura da imagem e o culto ao corpo. Não é a primeira vez que se discute sobre o físico da senhora Obama. Já se analizaram criticamente seus braços e suas cadeiras antes das coxas. A comparação com Carla Bruni(primeira dama da França), que recentemente se deixou ver em bikini, fomenta a idéia a de que para ser bom governante tem que estar casado com uma “boazuda”.

3-Pode ser uma intromissão na esfera privada da familia Obama. A foto não foi captada em um ato oficial. Para muitos o problema é que Michelle está descendo do avião presidencial, o Air Force One.

Neste último ponto não estou tão seguro porque são os assessores de imprensa dos dirigentes políticos que gostam de abrir umas janela nos meios de comunicação durante as férias dos governantes. Ainda tenho pesadelos com as imagens da familia Aznar (do ex-presidente da Espanha) em Oropesa em que Josemari luzia “seu polo com croc” e Ana Botella um pareô de cores impossíveis que ocultavam suas coxas –talvez antecipando posteriores polêmicas.

Têm seu direito de vestir-se como queiram e mais ainda quando não estão em serviço. Michelle Obama parece ter perdido esse direito. Braços, cadeira, pernas… que será da proxima vez?

(Texto do jornal espanhol El Mundo, traduzido por Vitor Hugo Soares)

Be Sociable, Share!

Comentários

Regina on 21 agosto, 2009 at 15:41 #

Mrs. Obama e familia estavam vindo do Estado de Arizona onde, no mez de Agosto principalmente, faz um calor da peste! O fato deles estarem desembarcando de um passeio ao Grand Canyon National Park e usando o aviao oficial Air Force One (creio que o Presidente e obrigado sempre a viajar nele por motivo de seguranca) eh, na minha opiniao, um sinal de descontracao e seguranca, muito bem vindos.
Para nos mulheres, o uso de shorts pela Primeira Dama tem muita significancia. Eles dao a ela licenca de usar o que quiser e ser o que ela eh no seu tempo livre. Os Obamas tem primado pela autenticidade sem exageros.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos