ago
19
Postado em 19-08-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 19-08-2009 12:29

Marina: fora do PT
marsilva
================================================
Depois de mais de 30 anos de intensa militância no partido que ajudou a plantar e viu crescer até alcançar o máximo poder da República,com o presidente Luis Inácio lula da Silva, a senadora pelo Acre, Marina Silva, acaba de anunciar em entrevistsa coletiva , concedida em brasília, o seu desembarque do Partido dos Trabalhadores.

Há mais de duas semana circula intensamente que o próximo passo da ex-ministra do Meio Ambiente, será a filiação ao partido Verde, para disputar a eleição sucerssória do presidente Lula, em 2010. Na coletiva, Marina ainda não anunciou nem confirmou a filiação ao aos verdes nem a provável candidatura presidencial, deixando o suspense no ar por mais tempo.

O conflito da senadora com o PT vem desde sua época de atuação às frente do Ministério do Meio Ambiente, por não ter conseguido do governo Lula o apoio que considerava necessário para executar os seus projetos de defesa ambiental , através da exploração sustentável dos recursos da floresta amazônica. A senadora deixou o posto de ministra, que ocupou entre 2003 e 2008, após pressões pela liberação de licenças ambientais para obras do governo e disputas em torno do comando de projeto da Amazônia, segundo revelam observadores proximos à senadora.

Semana passada, em entrevista ao jornalista Ricardo Kotscho, publicha no Balaio do Kotscho, no portal IG – reproduzida parcialmente no Bahia em Pauta – Marina Silva destacou que fazia uma “grande reflexão” sobre a então possibilidade de mudança de partido. “Nas últimas semanas, começaram a me informar que estavam preparando a refundação programática do PV, com a participação de pessoas da academia, para colocar a questão do desenvolvimento sustentável na agenda estratégica do partido, planejando a desverticalização da direção e a conquista de novos militantes nos movimentos sociais (…). Estou fazendo uma grande reflexão sobre tudo isso”, afirmou.

Quinta-feira passada, uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), encomendada pelo PV, apontou que no confronto direto entre Marina e Dilma, em quatro cenários, a senadora perde em um, empata em outro e ganha em dois. Já a pesquisa Datafolha do último domingo aponta que Marina tem 3% das intenções de voto, contra 16% da ministra da Casa Civil.

(Vitor Hugo Soares, com informações do portal IG e AE)

Be Sociable, Share!

Comentários

carlos volney de souza sampaio on 19 agosto, 2009 at 13:33 #

Marina é mais uma, entre poucos, que não se deixou seduzir pelo poder. Ela, Ricardo Kotscho, Frei Beto e não sei mais quem, desiludiram-se de vez com os que pregaram saeriedade a vida toda e mostraram a verdadeira face quando no poder. Que pena, na minha visão, a posição religiosa que, embora respeite, considero impeditiva de qualquer avanço, à exceção da indubitável seriedade.


Marcos Vinícius on 19 agosto, 2009 at 14:05 #

O Jornalista Juca Kfouri já lançou a provocação no seu excelente Blog : Marina, presidente e Protógenes, vice. Essa dobradinha daria samba?


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos