Delegado Protógenes vira personagem…
…na novela de Lauro Cezar Muniz
================================================
Deu no jornal
A jornalista Mônica Bergamo revela em sua bem informada coluna da Folha de S. Paulo, que o delegado da PolÃcia Federal, Protógenes Queiroz, se reuniu semana passada com o autor de novelas Laulo César Muniz para combinar um encontro com artistas em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Mônica informa que a novela de Muniz, na Rede Record, tem um de seus principais personagens inspirados no delegado baiano da PolÃcia Federal.
Bahia em Pauta comenta: Protógenes foi quem conduziu a emblemática Operação Satiagraha, cuja simples citação ainda causa fortes arrepios em muita gente grande de colarinho branco com contas ainda a acertar com a justiça e com o paÃs.
Se seguir bem o figurino original, o personagem inspirado em protógenes tem tudo para ser um dos mais interessantes e polêmicos da novela “Poder Pararelo” de Muniz, um dos melhores e mais premiados novelistas do PaÃs.
A conferir
(Vitor Hugo Soares )
Esse delegado Protógenes existe mesmo? Para mim, é produto de ficção, de tão sério, em uma terra onde a promiscuidade dos valores é tão presente. Se não fosse agnóstico eu estaria a imaginar que se trataria de uma “encarnação” do Elliot Ness.
O Delegado do Povo, Protógenes Queiroz, existe sim, queridÃssimo Volney. Não se dobrou e segue na luta. Talvez, agora em outra trincheira. Vamos torcer para sua recondução à PolÃcia Federal – de onde jamais deveria ter sido afastado, haja vista que cumpriu com honra e louvor seu ofÃcio – e para que ele siga o melhor caminho no campo da polÃtica partidária deste paÃs, tão pobre de opções de verdade.
O nobre delegado Protógenes Queiroz vira tema de novela. Que maravilha ! Que seu exemplo possa ser seguido por inúmeros telespectadores e a verdade dos fatos, da operação comandada por ele na PolÃcia Federal, chegue à milhares de pessoas neste Brasil. Enfim, uma boa notÃcia.
Grande inspiração a de Muniz. Protógenes tem honra e coragem – virtudes que parecem esquecidas nesse paÃs. O que Protógenes passa parece literatura, um personagem exibido em algum livro de Eça de Queiroz. Uma figura extraordinária.
Que honra tem este Protógenes? Que Coragem apresenta este impostor?
Lamentavelmente a ingenuidade do povo brasileiro permite a assunção de aventureiros e demagogos a cargos e funções públicas que atolam o paÃs no atraso, ignorância e, o pior de tudo, injustiça.
Taà Lula, o grande pai do povo brasileiro e seu exército da ética e da moral (Maluf, Sarney, Collor e Calheiros) praticando atos de bondade para a nação brasileira.