ago
18
Postado em 18-08-2009
Arquivado em (Municípios, Newsletter) por vitor em 18-08-2009 22:50

O fotojornalista da politica…
OBrito
…mostra corpo e alma humana
Falcão
=====================================================

GRAZZI BRITO

JUAZEIRO (BA)- Esta cidade baiana do Vale do São Francisco vem sendo agraciada com exposições dos melhores fotojornalistas do país, através do Mural Galeria Euvaldo Macedo Filho – MAGEM. Depois do Evandro Teixeira, o premiado repórter fotográfico do Jornal do Brasil, agora são as fotos do não menos famoso Orlando Brito, fotógrafo da política e do poder em Brasília, que vem despertando o interesse do público juazeirense.

A exposição “Corpo e Alma”, selecionada a partir do livro de mesmo nome da mostra,é composta por 24 fotografias e permanecerá aberta para visitação até o dia 20 de agosto, no Departamento de Ciências Humanas, da UNEB, em Juazeiro.

Orlando Brito, mais conhecido por suas fotos mais focadas na temática da política nacional, surpreende e emociona ao retratar o ser humano em sua mais bela expressão de corpo e alma. São fotografias que revelam a alma do ser humano fotografado, de quem observa a mostra e do próprio fotógrafo.

O caráter documental do trabalho está nas minúcias, no emaranhado de detalhes e na concepção autoral de cada fotografia. Seja na força do olhar, seja na intimidade da introspecção, o que pulsa das imagens é essencialmente a mensagem projetada em cada indivíduo.

Tecnicamente o que mais chama atenção nas fotografias é a ousadia do fotógrafo na utilização plena do contraste. A luz é o outro elemento trabalhado com maestria por Brito, gerando uma textura nas imagens que impressiona sempre com os detalhes.

O mineiro Orlando Brito chegou a Brasília antes mesmo da inauguração da capital, começou sua carreira aos 14 anos de idade como laboratorista na sucursal brasiliense do jornal carioca Última Hora. Trabalhou em O Globo, depois transferiu-se para a Revista Veja, onde ficou por 16 anos, produziu 113 capas como fotojornalista, trabalhou ainda no Jornal do Brasil, no Rio, como editor de fotografia. Atualmente mantém, em Brasília, a agência de notícias ObritoNews.

Grazzi Brito , jornalista , mora em Juazeiro, no Vale do São Francisco

Be Sociable, Share!

Comentários

carlos augusto on 18 agosto, 2009 at 23:45 #

É um prazer ver uma jornalista de Juazeiro fazer artigos tão interessantes, focando a cultura, e engradecendo não só o Blog mas nossa cidade e Estado. Talves por isso já tenha tido materia publicado no Terra Magazine. Parabens G.Brito.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos