ago
17
Postado em 17-08-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 17-08-2009 17:40

Mesa e plenário de pé por Caymmi

especial
=================================================
Sotaque baiano e participação brasileira no planalto central marcaram na manhã desta segunda-feira, em Brasília, a sessão especial da Câmara dos Deputados em tributo ao compositor Dorival Caymmi, cujo primeiro aniversário de morte foi neste domingo, 16. Aberta com a interpretação de “Vatapá”, pelo Coral do Congresso, que encantou e fez cantar junto o plenário e a mesa, a sessão teve a presença da primeira dama, Fátima Mendonça, que representou o governador Jaques Wagner e aindfa levou uma mensagem especial do presidente Luis Inácio Lula da Silva para a cerimônia.

O presidente Lula, pernambucano de nascimento, criado em São Paulo, mas que em suas passagens frequentes pela Bahia costuma afirmar de público em tom espiritualista que em alguma etapa de sua vida foi baiano, disse em sua mensagem: “Caymmi foi e ainda é muito impoertante para a imagem da Bahia, pois retratou em suas canções as peculiaridades da nossa terra com uma riqueza muito grande”

A sessão especial foi proposta pela deputada Lídice da Mata (PSB-BA), cuja fala de saudação ao homenageado foi considerada pelo deputado do PMDB cearense, Mauro Benevides, que presidiu a sessão em seu início, “muito mais que um simples discurso parlamentar, um documento emocionante e profundo sobre a vida e a obra musical e artistica de Caymmi, que, nos anais desta Casa, poderá ser consultado a qualquer tempo”.

Em seu de hoje, a deputada Lídice da Mata destacou a primeira homenagem feita a Caymmi, à época em que ela era vereadora em Salvador. “Naquela ocasião concedemos a Comenda Thomé de Souza ao compositor”, ressalta.

A parlamentar ainda leu textos sobre a trajetória de Caymmi, escritos por diferentes autores como os jornalistas Claudio Leal e João Carlos Teixeira Gomes, além de Antonio Risério e Stella Caymmi, neta do compositor.

INTÉRPRETE DA BAHIA – Também presente à solenidade, o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, afirmou que Caymmi contribuiu para que o estado se tornasse “um produto lítero-musical” no Brasil e no mundo. “Ele foi um músico interpretou a Bahia e que encantou a todos os que conheceram a sua obra”, disse.

Além dos baianos presentes, parlamentares de outros estados também evidenciaram a importância do artista que cantou o mar e a beleza do povo da “boa terra”. Mauro Benevides (PMDB-CE) afirmou que as mais de 100 composições de Caymmi foram todas musicalmente sofisticadas. Já Rodrigo Rolemberg (PSB-DF) disse que a obra do compositor baiano é eterna.

Também estiveram presentes na sessão especial, o chefe de gabinete do governador Jaques Wagner, Fernando Schimidt e o diretor-geral do Irdeb, Póla Ribeiro.

(Postado por: Vitor Hugo Soares)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos