ago
14
Postado em 14-08-2009
Arquivado em (Artigos, Regina) por vitor em 14-08-2009 19:56

Cena de Woodstock
PD*18225681
===================================================
ARTIGO / COMPORTAMENTO

WOODSTOCK: 40 ANOS DEPOIS

Regina Soares

Woodstock aconteceu numa época em que as diferenças entre a sociedade tradicional estruturada e a então conhecida como “contra cultura” eram as mais profundas, sobre assuntos como Vietnam, uso de drogas e a revolução dos valores.

O evento que agora, apesar de 40 anos passados, ainda é considerado como o que definiu a “Era de Aquarios”, na verdade, não aconteceu em Woodstock, pequena cidade no subúrbio de New York, conhecida pela não conformidade boêmia e residência de inúmeros músicos, entre eles Bob Dilan, e sim em uma fazenda dentro de outra pequena comunidade a 60 milhas de distancia, Bethel. Ironicamente os artistas que mais definiram o Festival de Woodstock, em verdade, não estavam la, Bob Dilan, Led Zeppelin, The Doors entre outros.

Quando foram anunciado os planos para o “Aquarian Exposition”, reunião de artes e musica, como tantas naquele verão de 1969, Woodstock fechou as portas e o nariz para o que se anunciava como uma invasão de milhares de jovens sujos e indisciplinados tomando as estradas e ruas de sua pequena comunidade.

Mais de 185.000 pessoas compraram entradas para Woodstock, mas, foi somente quando centenas de milhares mais se expremiam pelo parâmetro do festival, derrubando as cercas, que o evento foi considerado “free” (entrada livre) para os 500.000 que ali estavam. Se Woodstock começou somente como uma oportunidade comercial, se transformaria no maior já visto. O que determinaria que Woodstock ficasse na historia e alcançasse características míticas, foi o fato de ter sido filmado.

Foi o filme que tornou o Festival de Woosdstock o ponto mais alto da idade do “Amor e Paz”, a geração que ficou conhecida como “Woodstock Generation”, esses jovens felizes que levaram o idealismo a sua forma mais extrema. Eu não fui ao festival, mas vi o filme. Jovens dançando debaixo da chuva e na lama, desnudos dos adereços e cobertos de beijos enquanto Joe Cocker cantava With A Little Help From My Friends, tantas imagens que fizeram com que todos nos desejasse-mos ter estado la.

Regina Soares é advogada, mora na área da Baia de San Francisco, Califórnia, USA.

Be Sociable, Share!

Comentários

rosane santana on 15 agosto, 2009 at 21:19 #

Regina, adorei ler o seu artigo. Primeiro, porque e de uma pessoa da geracao Woodstook. Segundo, porque vive nos EUA e conhece a realidade aqui, portanto, da a noticia com informacoes que ninguem tem. Terceiro, que, por isso mesmo, o artigo traz informacoes que nao tinha e, por ultimo, porque sou de uma geracao intermediaria, a geracao Cazuza, a ultima em que Baudelaire ainda fazia sentido e WoodstooK e o sonho tambem. Lindo artigo, bjs, rosane


CeliaKlein29 on 7 outubro, 2010 at 18:21 #

I like that your release close to this good topic will be really good base for Freelance writing job service and even for all men too.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos