ago
11
Postado em 11-08-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 11-08-2009 23:59

Suu Kyi: líder condenada
nobel
===================================
O secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-moon exigiu nesta terça-feira(10) a libertação da líder da oposição birmanesa e Prêmio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi, condenada a uma pena de 18 meses de prisão por um tribunal em Rangum.

Em comunicado, Ban Ki-moon apelou à junta militar birmanesa para a libertação “imediata e incondicional” de Suu Ky, acrescentando que o gesto poderia ser encarado como “um fator fundamental no processo de diálogo e reconciliação” nacional. “O secretário-geral está profundamente decepcionado com o veredicto e lamenta muito esse gesto”, acrescentou a mesma nota.

A líder da oposição birmanesa e Prêmio Nobel da Paz foi considerada culpada por ter violado as condições da pena de prisão domicilir que cumpria ao ter deixado entrar em sua casa um cidadão norte-americano.

O tribunal a tinha condenado inicialmente a três anos de prisão com trabalhos forçados, mas após uma suspensão da audiência por cinco minutos, o ministro do Interior birmanês, general Maung Oo, entrou na sala para anunciar que o chefe da junta militar, Than Shwe, decidira reduzir a pena para 18 meses de prisão domiciliar.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos