ago
11
Postado em 11-08-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 11-08-2009 19:41

Barreto e Wagner na posse: pacto com a Escola
barreto
Barreto na Educação: posse de peso
obarreto
=================================================
Quem esteve no auditório do Instituto Anísio Teixeira na tarde desta terça-feira (10), na concorrida solenidade de posse do novo secretário de Educação do estado da Bahia, Oswaldo Barreto, teve a primeira mostra do perfil polivalente de educador, gestor e político do responsável por tocar o projeto do governo de Jaques Wagner na área do ensino a partir de agora. Os presentes tiveram também a nítida noção de quanto tempo a administração petista perdeu antes de chegar a solução tão obvia.

De saída, o novo secretário fez questão de revelar seu perfil multiplo, com nítida marca política, ao propor “um pacto com a Bahia, que envolva vários setores da sociedade, inclusive políticos,- no sentido do fortalecimento da escola, que será o foco absoluto da nossa secretaria” assinalou Barreto. O novo secretário, durante a coletiva, convocou a imprensa para que o ajude na obtenção “de um pacto com a Bahia em favor da escola”.

Segundo o novo secretário, não adianta nada ficar trabalhando de forma pontual, “apagando incêndios, quando existe um problema maior de estruturação da vida nas escolas”. Mais do que simplesmente cumprir a tarefa burocrático-administrativa de contratar e nomear mais professores para as escolas do estado, Barreto fez questão de deixar claro em seu discurso de posse e na entrevista coletiva que deu em seguida, que vai atacar com decisão as deficiências visíveis de gestão e a falta de motivação no ensino baiano, causas evidentes do desempenho deficiente e dos resultados precários conseguidos até aqui na área educacional.

EDUCADOR E GESTOR- De saída, Barreto revelou já ter negociado com a Casa Civil do governo e a Secretaria de Administração a contratação imediata de profissionais para acabar com o déficit de professores – 1. 600 segundo o novo secretário – nas salas de aula. Também anunciou um mutirão para agilizar os processos de aposentadoria dos docentes. Uma das suas primeiras ações, segundo destacou, será a integração entre as áreas técnica e programática da secretaria, o que, segundo ele, resultará na melhoria da gestão da pasta, melhorando, consequentemente, a qualidade do ensino.

Politicamente preocupado em não ferir suscetibilidades internas no governo petista, Barreto explicou que o governo estadual tem um projeto na área educacional e que no convite que recebeu do governador Jaques Wagner, veio embutido o pedido “de dar mais celeridade aos processos de execução das ações programárticas da secretaria”.

“Eu tenho um perfil de tradição profissional na área de educação, mas também tenho um perfil de gestor público, e certamente este estilo vai estar presente durante minha passagem pela secretaria”,

O pontapé inicial foi dado, meio tarde, mas foi dado. Falta o gol!

( Postado por: Vitor Hugo Soares)

Be Sociable, Share!

Comentários

carlos volney de souza sampaio on 11 agosto, 2009 at 20:05 #

Faço questão de repetir aqui o que já comentei quando da nomeação. Sob minha ótica, a Bahia jamais teve um secretário do brilhantistmo e caráter do professor Osvaldo Barreto.


Neyde Araujo on 12 agosto, 2009 at 9:32 #

Parabenizo o novo Secretário de Educação, pelo brilhante pronunciamento quando ele diz que:Eu tenho perfil de tradição profissional na area de Educação , mas tambem de Gestor publico.


tereza on 13 agosto, 2009 at 17:01 #

Eu espero sinceramente que este secretario acabe com a falta de vergonha que é a contratação de redas sem compromisso com a educação e que contrate os concursados que esperam a quase quatro anos e que confiaram neste governo que ai está.


Cleberson Cesar Dias da Rocha on 14 agosto, 2009 at 17:20 #

Sou gestor-diretor do Colegio Estadual Professora Francisca Rodrgiues da Silva, em Campo Alegre de Lourdes, e quero declarar que fiquei feliz com a nova escolha do Governador . Osvaldo Barreto, renomado educador baiano que ja construiu historia ao longo da carreira e tem indubitavelmente projetos elementares e de transparente relevancia para a educaçao baiana.

Cleberson Cesar
Historiador
Gestor-escolar.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos