ago
10
Postado em 10-08-2009
Arquivado em (Artigos, Olivia) por vitor em 10-08-2009 18:47

Tito
===============================================

MEMÓRIA
Lembrando Frei Tito

Maria Olívia

Nesta data, no ano de 1974, Frei Tito de Alencar Lima se matou, aos 28 anos, em Arbresle, Sul da França, por não suportar as dores do exílio e as sequelas das torturas comandadas pela equipe de Sergio Fleury, em São Paulo, 1969. Foi o fim de um período de sofrimento para este cearense, frade dominicano, preso e barbaramente torturado, atormentado até a morte pela voz dos torturadores.

Importante lembrar esta página da nossa história. Frei Tito precisa ser conhecido pelos jovens brasileiros, este homem que acreditava no Evangelho e nas mudanças da sociedade. Em um Brasil mais justo e fraterno, sem tantas desigualdades. Diante de tantos enganos políticos, de tanta corrupção e violência vamos render nossas homenagens a este religioso que tanto lutou por um novo país, pelas liberdades, pelo movimento estudantil e contra a ditadura militar.

Uma dica : Assista ao filme Batismo de Sangue – de Helvécio Ratton, que também participou ativamente da luta contra a repressão -, baseado na história que Frei Beto contou em livro sobre Frei Tito e outros dominicanos durante a ditadura. Filme obrigatório.

Maria Olivia é jornalista

Be Sociable, Share!

Comentários

carlos volney de souza sampaio on 11 agosto, 2009 at 20:10 #

Parabéns Olivinha, ótima lembrança. É preciso que não deixemos apagar da memória as barbaridades ocorridas.


Leleto on 13 agosto, 2009 at 15:24 #

O sofrimento de Frei Tito não foi em vão, apesar dos pesares, valeu sua luta por um Brasil melhor para todos.


Graça Azevedo on 14 agosto, 2009 at 16:08 #

Boa lembrança Olivinha. Nestes tempos de terror (de outro tipo, é claro) e desesperança Frei Tito é um exemplo de dignidade a ser seguido.


Roberval Porto on 25 agosto, 2009 at 14:25 #

Sem dúvida o Brasil não poderia passar em branco por uma pessoa como essa que levou em nome da Igreja e dos comunistas que queria na luta armada levar o Brasil a uma devassa e com certeza ele fez sempre fará parte de um traidor da Pátria. Juntamente com as outras guangues de assaltantes a bancos que estão hoje no poder brasileiro. É mesmo um afronte á nossa Pátria chamada Brasil…. foi tarde!!!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos