ago
06
Postado em 06-08-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 06-08-2009 17:59

Waldir, com Lula, ao sair da Defesa/ Ag Brasil
Waldir
==============================================
Claudio Leal

O ex-ministro da Defesa e ex-governador da Bahia, Waldir Pires, rompeu nesta quinta-feira, o silêncio geral do governo, da justiça e dos políticos brasileiros em geral, para denunciar que a ampliação das bases militares dos Estados Unidos na Colômbia, que motivou a visita do presidente colombiano Alvaro Uribe ao Brasil, é “nociva” e “inconveniente” aos reais interesses de soberania do País e do continente latino-americano.

A revista digital Terra Magazine revela que o governo dos EUA negocia o uso de sete bases militares no território da Colômbia. Críticas às negociações bilaterais com o Pentágono devem marcar na próxima segunda-feira o encontro da Unasul (União das Nações Sul-americanas), antecipa o portal cujo editor-chefe é o jornalista Bob Fernandes.

– Não precisamos de bases militares de uma potência para pretender estabelecer essa segurança. Isso não é possível… Creio que essas organizações bilaterais, no instante em que estamos todos empenhados numa multilateralidade de valores, de convivência pacífica, são inconvenientes, nocivas. Não é esse o método – critica Waldir Pires, na entrevista concedida ao repórter da TM, Claudio Leal.

Na apresentação da entrevista, Terra Magazine assinala que, pelo acordo, as bases de Palanquero (no estado de Cundinamarca), Aiay (em Meta) e Malambo passariam para o controle dos EUA. Na recente visita da líder chilena Michelle Bachelet ao Brasil, o presidente Lula revelou seu desconforto com o avanço militar americano.

– Participei de reuniões do Conselho de ministros da Defesa muito na linha de podermos e sabermos organizar os interesses da defesa dos países da América do Sul… Levianamente, se vende a ideia de que permanecemos incapazes de nos organizar – completa o ex-ministro da Defesa, que se manifesta pela primeira vez sobre a política externa do Brasil desde que deixou o cargo, em 2007.

==========================================================
LEIA A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA DO EX-MINISTRO WALDIR PIRES NA REVISTA DIGITAL TERRA MAGAZINE: (http://terramagazine.terra.com.br)

( Postada por:Vitor Hugo Soares)

Be Sociable, Share!

Comentários

Olivia on 7 agosto, 2009 at 8:56 #

Só os sábios conseguem manter o silêncio e falar na hora exata. Fala mais Waldir, o senhor tem muito a dizer. Valeu por mais essa Claudinho Leal, sempre antenado, sempre em busca da verdadeira informação. Aqui na sua querida Bahia, especialmente no Bahia em Pauta, vamos continuar reverberando suas excelentes matérias.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos