ago
05
Postado em 05-08-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 05-08-2009 00:54

Osvaldo Barreto na SEC
Barreto
==================================================
Está cumprida a passagem de mais de dois anos e meio de insucessos do técnico em tempo integral, Adeum Sauer, à frente da Secretaria de Educação do governo Jaques Wagner(PT). Depois de trombar com professores durante largo período, tatear em busca de uma diretriz  jamais alcançada em sua pasta – crucial nos planos administrativos petistas-, e perder prestígio dentro do primeiro escalão do governo, Sauer acabou tropeçando de vez em um desbocado Chico Bento, levado estranhamente em tirinhas de quadrinhos para dentro das escolas públicas baianas. Era só o que faltava para o governador decidir-se a afastar o secretário que tornara-se incômodo.

Sauer prefere não estender-se em explicações sobre os motivos de sua saída, embora saiba seguramente que a história de Chico Bento não passa da gota que entornou o cálice de vinagre . Isso cabe ao governador, é uma decisão dele“, diz o ex-secretário. “Mas não creio que tenha nenhuma ligação com a tirinha.  São coisas estruturais da gestão da educação“, apressa-se em dizer o secretário de Comunicação, Robson Almeida. O fato é que o antigo lugar de Sauer já tem dono: o professor da UFBA, Osvaldo Barreto Filho, por escolha “in pectore” do governador Wagner.

Baiano de Itapicuru, diplomado em Economia, mestre em Administração com experiência de sucesso na direção da Faculdade de Administração da UFBA, no reitorado do professor Heonir Rocha,  Barreto ocupava ultimamente a direção da FAPEX, na administração atual de Naomar de Almeida Filho. O novo secretário de Educação,  por sinal,  foi um dos condutores da campanha que levou Naomar à Reitoria da Universidade Federal desde o primeiro mandato, ao lado do atual presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, que então dirigia a Faculdade de Economia.

Barreto e Gabrielli, amigos pessoais, sempre representaram duas expressões de peso do PT baiano no âmbito acadêmico. O professor Osvaldo Barreto foi, igualmente, um dos quadros da primeira hora na transição do governo Wagner. Convidado para assumir a Secretaria de Administração, declinou na época. Preferiu retornar à UFBA, onde aparenta se sentir “em casa”, desde o tempo da intensa militancia política dos anos 70 até agora, quando é convocado mais uma vez pelo companheiro Jaques Wagner para o exercício de tarefa crucial na Educação, nesta encruzilhada do governo petista na Bahia.

A posse do puro sangue petista ainda não está marcada, mas qualquer dia que seja, haverá festa  no Centro Administrativo.

(Postada por Vitor Hugo Soares)

Be Sociable, Share!

Comentários

Carol on 5 agosto, 2009 at 11:09 #

Fico muito feliz com a nomeação do Prof. Osvaldo na secretaria de educação. Tive a oportunidade de trabalhar com ele na Fapex e posso afirmar que é um homem bastante competente e que com certeza vai deixar sua marca competente na secretaria de educação. Parabéns, Osvaldo, por mais esse desafio que com certeza vai ser de muito sucesso.


olivia on 5 agosto, 2009 at 12:54 #

Apesar do atraso, a escolha de Osvaldo Barreto para titular da Secretaria de Educação foi acertada.


nilton on 5 agosto, 2009 at 13:27 #

Fiquei muito contente com esta notícia, tive a oportunidade de conhecê-lo, quando de minha curta passagem na UFBA – REUNI, considero hiper competente e acredito que vai realizar um belíssimo trabalho a frente da Secretaria de Educação, desejo muito sucesso.


Dimas Fonseca on 5 agosto, 2009 at 14:39 #

Parabens ao Governador pela exelente escolha. Se desde o início de seu governo tivese montado um quadro de Secretários com o calibre de Osvaldo Barreto não estaria na situação calamitosa atual.


Graça Azevedo on 5 agosto, 2009 at 16:21 #

Concordo com o Dimas. A ida de Osvaldo Barreto para a Educação nos dá alento para que outras mudanças ocorram.


carlos volney de souza sampaio on 5 agosto, 2009 at 19:16 #

Concordo “in totum” com Dimas Fonseca. O professor Osvaldo Barreto é brilhante, absolutamente imaculado e possui caráter raro. Oxalá os meandros da política não lhe impeçam de deixar sua marca na administração da Secretaria. Desejo-lhe sucesso retumbante e tenho convicção de que jamais tivemos secretário melhor.


Isabela on 5 agosto, 2009 at 19:54 #

A presença do Professor Osvaldo Barreto na Secretaria de Educação do Estado representa comprometimento, determinação e experiência no âmbito da gestão pública. Desejo-lhe parabéns, sucesso e muita perseverança para enfrentar este novo desafio profissional!!!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos