ago
05
Postado em 05-08-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 05-08-2009 18:51

Katia Abreu(DEM): vantagens da idade
senadoraDeu na revista:

CARTA CAPITAL, na coluna Rosa dos Ventos, assinada pelo jornalista Maurício Dias, publica o seguinte comentário sobre o Ministério Público e os jovens procuradores que enfrentam o fogo cruzado da crítica, acusados de “excessos” em razão da pouca idade.Vale reprodução no Bahia em Pauta. Confira. (Vitor Hugo)
=======================================================
ROSA DOS VENTOS – Maurício Dias

MINISTÉRIO PÚBLICO

Procuradores jovens vs. a retórica

“A independência do Ministério Público, alcançada com a Constituição de 1988, incomoda muita gente. Só depois das novas regras constitucionais o Brasil passou a acompanhar, surpreendido, as agruras dos criminosos de colarinho-branco estampadas no noticiário policial.

A partir daí, é bom lembrar, surgiu o debate sobre o desconforto das algemas e dos camburões, impulsionado pela ação dos procuradores que investigam e denunciam figurões que se julgavam impunes.

Na sabatina do Senado com o novo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, falou-se, porém, da proposta de fixar a idade mínima na inscrição de concursos para juizes, promotores e procuradores.

Eis aí um golpe contra a ação de jovens procuradores. A senadora Kátia Abreu (DEM) afirma: “A idade tem suas vantagens. Traz equilíbrio, ponderação e bom senso”

No Senado, cujo ingresso não se faz com menos de 35 anos, há poucos exemplos dos predicados exigidos pela senadora Kátia. Experiência, corre o risco de não passar de um facho de luz virado para trás.

De qualquer forma, os excessos dos jovens procuradores de hoje são melhores para o futuro da democracia brasileira do que as omissões dos velhos procuradores de ontem.

Be Sociable, Share!

Comentários

Olivia on 5 agosto, 2009 at 20:35 #

É só comparar: O jovem Procurador Rodrigo de Grades vs o senhor Dr. Gilmar Dantas, digo, Mendes.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos