jul
21

FENAGRI: “a força do vale”
Vale
=================================================

GRAZZI BRITO

JUAZEIRO (BA)- A Feira Nacional de Agricultura Irrigada-Fenagri, maior evento econômico da região do Vale do São Francisco, cuja vigésima edição encerrou suas atividades no último sábado (18), em Juazeiro, faz agora a avaliação de seus resultados financeiros, científicos e políticos, e tira como primeira conclusão na avaliação dos analistas, que o evento de 2009 foi exitoso, apesar de realizado em um ano de crise ainda em andamento.

A conquista mais evidente, segundo o prefeito Isaac Carvalho (PC do B), foi mostrar como o Vale do São Francisco é forte ,tanto em seus resultados econômicos atuais, como no potencial a ser ainda explorado.
“Hoje a região do Vale do São Francisco é a maior área de agricultura irrigada do país. Então eu acho que nada mais justo a região ser promotora dessa articulação nacional ocorrida na FENAGRI”, pontuou o prefeito.

O secretário de Agricultura do município, Jairton Fraga, revela que, apesar da crise mundial com reflexos no país, esta foi a maior e mais variada programação científica da Feira nesses vinte anos. “Nunca na edição da Fenagri houve uma consistência tão grande em termos de programação, embora pudesse ter sido ainda melhor, se tivéssemos tido o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o que não ocorreu”, criticou o secretário. ”Mas, ainda assim,  tivemos a participação de estados importantes como o Piauí, Tocantins, Ceará e, é claro, dos produtores do Vale”, salientou Fraga.

A Feira, realizada no Campus III da Universidade Estadual da Bahia – Uneb, teve como tema central a sustentabilidade e buscou retomar e reforçar o seu conceito maior, que é o de difusora de tecnologia e geração de negócios. “No primeiro momento, estivemos reunidos com 43 entidades, discutindo um novo modelo e formato, e tudo passou primeiro por quebrarmos paradigmas, como trazer a feira para um espaço acadêmico, de pesquisa”,  observou o secretário municipal de Agricultura.

Fato público e político, o maior destaque da Fenagri segundo a organização foi a realização da I Conferência sobre Políticas Públicas para a Agricultura Irrigada do Semiárido, realizada no segundo dia da Feira (16), reunindo representantes dos entes federativos, da sociedade civil e organizada. Os resultados econômicos em si, cuja perspectivas antes do evento começar eram de R$ 100 milhões, ainda estão sendo computados para divulgação nos próximos dias.

A conferir

(Grazzi Brito, jornalista, mora em Juazeiro, região do Vale do São Francisco)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos