jul
16
Postado em 16-07-2009
Arquivado em (Artigos, Eventuais, Municípios) por vitor em 16-07-2009 19:12

Quando chegou de Brasília para morar na fazenda do ex-deputado federal Chico Pinto, em 2006, no município de Feira de Santana, a assistente social paranaense, Thais Alencar, trazia com ela a idéia de que poderia fazer algo pela comunidade no campo social e educacional, pois há muito era este o seu desejo.

Pouco tempo depois, a morte do ex-deputado do MDB autêntico, Chico Pinto, poderia ter significado também um golpe fatal nos planos da esposa do bravo parlamentar, filha de outro bravo deputado da resistência no tempo da ditadura no país, Alencar Furtado. Thais, no entanto, também resistente como o pai e o marido, seguiu adiante. Esta semana ela mandou uma mensagem a uma amiga em Salvador, na qual relata o andamento de seu projeto exemplar na região de Feira de Santana.

Bahia em Pauta teve acesso a uma cópia do relato de Thais Furtado, e o reproduz parcialmente a seguir, pelo seu conteúdo relevante de interesse público, pelo valor social do proprio projeto e pela sensibilidade humana do depoimento de Thais. Confira:
—————————————————————————————————————————————

“INICIEI CHAMANDO AS CRIANÇAS DA ALFABETIZAÇÃO PARA DAR REFORÇO ESCOLAR. MAS, PERCEBI QUE NÃO SÓ AS DA ALFABETIZAÇÃO, MAS AS QUE ESTAVAM CURSANDO AS SÉRIES SEGUINTES NÃO SABIAM LER NEM ESCREVER. E COMECEI A ACEITÁ-LAS, TAMBÉM. EM SEGUIDA VIERAM CHEGANDO OS DE 5ª. A 8ª. SÉRIE PEDINDO AJUDA PARA FAZER OS DEVERES DE CASA E OS TRABALHOS ESCOLARES E FORAM FICANDO. CADA DIA FICAVA MAIS HORRORIZADA, COMO FICO ATÉ HOJE, COM O DESCASO COM QUE SE TRATA A EDUCAÇÃO.
CHICO SEPAROU UMA ÁREA DE TERRA E ME DEU PARA QUE EU CONSTRUISSE UMA ESCOLA, POIS ATÉ ENTÃO AS AULAS ERAM DADAS NUMA GARAGEM PROXIMA A CASA DA FAZENDA.
PASSAMOS TRÊS ANOS CONSTRUINDO A ESCOLA QUE FOI INAUGURADA AGORA EM ABRIL.
LÁ, ALÉM DO REFORÇO ESCOLAR E DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES LIGADAS A ESCOLA FORMAL QUE FREQUENTAM, FAZEM AULA DE CAPOEIRA, TEMOS OFICINA DE ARTE E SOBRETUDO UMA BIBLIOTECA.
HOJE TRABALHAMOS COM 70 CRIANÇAS.
NOSSA PRIORIDADE É MOSTRAR A ELAS QUE HÁ UM MUNDO ONDE ELAS PODEM SER CONTEXTUALIZADAS. ABRIR PERSPECTIVAS NOVAS. E O INCENTIVO À LEITURA TEM- NOS MOSTRADO QUE ELAS COMEÇAM A ENTENDER A PROPOSTA. HOJE, POR INICIATIVA PRÓPRIA, LEVAM OS LIVROS DA BIBLIOTECA PARA CASA NO FINAL DE SEMANA E VOLTAM PEDINDO QUE HAJA RENOVAÇÃO DOS EXEMPLARES EXISTENTES.
NOSSO PROJETO AINDA ABARCA A ÁREA ESPORTIVA QUE ESTÁ EM CONSTRUÇÃO. SÃO DUAS QUADRAS DE ESPORTE E UMA PISCINA SEMI-OLÍMPICA, ONDE PENSO PODER DESCOBRIR ALGUM ATLETA E COLOCÁ-LO NO PODIUM.
O MAIS INTERESSANTE, AMIGA, É QUE SÃO CRIANÇAS DE 3 A 16 ANOS E POSSO AFIRMAR QUE DIFEREM DO QUE TEMOS VISTO NOS NOTICIÁRIOS SOBRE AS ESCOLAS DO PAÍS. NÃO POSSUEM A AGRESSIVIDADE NEM O DESRESPEITO DAQUELES. E ISSO É MUITO BOM PORQUE NOS AJUDA A TRABALHAR COM ELES E FORTALECER VALORES PARA QUE CRESÇAM COM UMA VISÃO MELHORADA DA VIDA.
MONTAMOS UMA ESCOLA DE INFORMÁTICA. ENTRETANTO, FOMOS VISITADOS POR ASSALTANTES QUE NOS LEVARAM OS CINCO COMPUTADORES EXISTENTES, TODOS NOVOS EM FOLHA. NÃO DEU TEMPO NEM DE LIGAR. ISSO ATRASOU A PROPOSTA DE INICIÁ-LOS NESTA ATIVIDADE.
ESTE TRABALHO ME DEIXA MUITO FELIZ. VOU CRESCENDO COM ELES. VOU APRENDENDO COM ELES. E VENDO QUE HÁ MUITO QUE SER FEITO POR CADA UM DE NÓS SE QUISERMOS VER UM OUTRO PAÍS.
SE TIVER OPORTUNIDADE FAÇA-NOS UMA VISITA.
VOU PEDIR A THAISINHA (A FILHA DE THAIS E CHICO PINTO) PARA MANDAR UMAS FOTOS QUE ELA TIROU NO DIA DA INAUGURAÇÃO.
BEIJOS
THAIS ALENCAR
=====================================================
BAHIA EM PAUTA COMENTA: BELISSIMO EXEMPLO,THAIS.MESMO DIANTE DE OBSTÁCULOS COMO ESSA VIOLENCIA INAUDITA DO ROUBO DOS COMPUTADORES, ESPERAMOS QUE VOCÊ E OS QUE COMPARTILHAM DESSA EXPERIÊNCIA MAGNÍFICA SIGAM ADIANTE.PODE CONTAR COM O BAHIA EM PAUTA E OS AMIGOS DE VERDADE DE CHICO PINTO, GUERREIRO COMO VOCÊ E SEU PAI.

(Postado por: Vitor Hugo Soares)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos