jul
13
Postado em 13-07-2009
Arquivado em (Artigos, Multimídia, Regina) por vitor em 13-07-2009 09:46

Pic-nic no parque
festival
===================================================
CRÔNICA / CALIFORNIA DREAM

DOMINGO NO PARQUE

Regina Soares

É verão na Califórnia, o Estado Dourado (Golden State), faz jus a seu nome. Dias brilhantes de sol que nos empurra pra fora de casa, especialmente se é Domingo. Para mim só tem um caminho: O Parque Stern Grove www.sterngrove.org no coração de San Francisco onde desde 1932 se realizam concertos musicais grátis para um publico cada vez mais numeroso e diversificado.

O Stern Grove é um lugar lindíssimo, um clarão no meio de uma pequena floresta de eucaliptos. Foi adquirido por Rosalie M. Stern e entregue a cidade de San Francisco em homenagem ao seu esposo Sigmund, um destacado líder cívico. Encantada com a acústica do local, Mrs. Stern determinou que o local seria preservado como parque no qual o publico pudesse desfrutar, “admission-free” (sem custo), de apresentações de musica, dança e teatro, aumentando assim a fama mundial que San Francisco desfruta como reconhecido centro cultural.

Nesse Domingo (12), a atração principal foi Joan Baez, como sabemos, uma legenda da musica folclórica dos Estados unidos por mais de 50 anos. A, reconhecida mundialmente guitarrista, vem fazendo musica como forma de despertar consciência social, desde o deplorável ate o glorioso da condição humana. Nos anos 60’s e 70’s ela esteve lado a lado com Martin Luther King Jr., Cesar Chavez, Bob Dilan, Woody Guthrie, entre outros. Baez continua impressionando com sua voz suave e sua postura de ativista social, como nesse Domingo, quando ela dedicou sua apresentação aos Iranianos que saíram as ruas clamando por liberdade e justiça em seu pais.

Quem me conhece, e ate os que nem tanto, já devem saber que musica, e arte em geral, são como o ar para mim, vital! Acredito que tem forca de apaziguar, ativar, apaixonar, envenenar, inebriar, aclarar, revolucionar, e por ai vai… não tem como subestimar a influência em nossos atos e na direção que damos a nossas vidas. Joan Baez é só um exemplo disso.

Regina Soares é advogada, mora em Belmont, área da Baia de San Francisco, Califórnia (EUA)

Be Sociable, Share!

Comentários

Gilson Nogueira on 13 julho, 2009 at 14:12 #

Regina, querida, acabo de comer feijão com bife, beber uma Coca Cola Zero, deitar no sofá, com a cabeça alta, para ajudar a digestão, e tomar aquele cafezinho nosso de todos os dias. Estou ouvindo a Orquestra 101 Cordas executar uma música americana. Não sei o nome dela. Só sei que é linda, como quase todas feitas na terra dos Apaches, dos Comanches, dos índios todos que foram massacrados pela impiedade dos caras pálidas da Terra do Tio Sam.
Vivo o background de uma saudade de você, dessas boas de sentir. Sua crônica Domingo no parque, hoje, no Bahia em Pauta, faz-me passear ao sol de verão da Califórnia, na imaginação, como se ardesse dentro de mim a vontade de estar, aí, na estação da alegria, tentando fazer o tempo voltar, para sentir, de novo, seu sorriso, sua graça, seu abraço amigo, sua prosa inteligente, ao som de cinco talentos excepcionais: Denny Craswell, na bateria, Larry Weingand, no baixo, Daver Wagner, no vocal, “ King” Middlemist, no órgão e Dick Weigand, na guitarra. Eles, também, sintetizavam a fúria louca da juventude que pretendia mudar o mundo, no final dos anos 60 do século passado.
Estou, amiga, sempre, no embalo deles, o Crow, cujo disco eu rodava no Estamos Aí ( lembra?), programa que produzia e apresentava, na Rádio Cultura da Bahia, de segunda-feira a sábado, da dez e meia às onze horas das manhãs, naquela Salvador do do sorriso e da flor que não volta mais.
Nesse clima de verão que começa com Joan Baez, na Califórnia, quero parabenizá-la, pela beleza dos seus textos, por sua ternura explícita, tão antiga quanta nossa amizade, e deixar, aqui, uma idéia: Vamos estar, querida, nos espaços reservados ao silêncio, ao pôr-do-sol, todos os dias, tentando enxergar Deus a Nos Piscar os Olhos: “ Paz e Amor, Bichos,Paz e Amor!”


Regina on 13 julho, 2009 at 17:10 #

Gilson, meu amor, assim eh covardia, vc me deixou chorando… As portas do meu barraco estao escancaradas para vc quando quiser vir comprovar que nessa terra do Tio San tambem da de tudo e na musica tem seu melhor exemplo.
Vc eh bem um exemplo dessas pessoas que serao para sempre jovens, porque seu espirito efervecente se renova cada dia.
Quero agradecer esse espaco aberto por Vitor e amigos, onde agente tem botado a boca no trombone! Estamos ligados sim, de Sul a Norte, Este e Oeste onde estiver um sol se pondo ou nascendo no espaco infinito. Te amo!!!!!!!!


harley davidson on 14 dezembro, 2010 at 6:58 #

A man is only as good as what he loves.

———————————–


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos